Meio Bit » Games » Metacritic aponta os melhores jogos de 2022

Metacritic aponta os melhores jogos de 2022

Metacritic usa sua média de notas para listar os melhores jogos lançados em 2022 e não surpreende o Elden Ring ter sido um dos principais destaques do ano

1 ano atrás

Apesar de o The Game Awards ter se tornado a principal premiação da indústria, uma boa maneira de medirmos a temperatura do que aconteceu no ano é através das notas reunidas pelo Metacritic. Assim, já se tornou tradição o site montar uma lista com os melhores jogos e chegou a hora de conhecermos os de 2022.

Elden Ring - Melhores jogos de 2022

Elden Ring (Crédito: Divulgação/FromSoftware)

Ao contrário do que aconteceu na lista de 2021, dessa vez o Metacritic não separou os jogos de plataformas de uma mesma fabricante. Ou seja, se antes tínhamos uma seleção para o PlayStation 4 e outra para o PlayStation 5, agora eles consideram apenas a média mais alta entre eventuais duas versões. Essa regra poderá desagradar alguns, afinal a tendência é que os consoles mais modernos se sobressaiam, mas como a atual geração se tornou padrão, acho uma boa escolha.

Além disso, para que os jogos possam ser apontados como os melhores de 2022, eles precisam ter recebido pelo menos sete avaliações da crítica especializada. As pessoas que não gostam de análises profissionais poderão ficar insatisfeitas, mas é bom deixar claro que os títulos mostrados abaixo e suas respectivas notas não levam em conta as médias do público.

Por fim, aqui você encontrará apenas os dez primeiros colocados de cada plataforma, mas o Metacritic reuniu os 40 melhores jogos lançados em 2022 para elas. Portanto, deixarei também o link para as listas completas após um comentário sobre o que mais chamou minha atenção. Vamos a eles:

Melhores Jogos de PlayStation em 2022

God of War Ragnarok - Melhores jogos de 2022

God of War Ragnarok (Crédito: Divulgação/Santa Monica Studio)

  1. Elden Ring – 96
  2. The Witcher 3: Wild Hunt - Complete Edition – 94
  3. God of War Ragnarok – 94
  4. Persona 5 Royal – 91
  5. The Stanley Parable: Ultra Deluxe – 89
  6. The Last of Us Part I – 88
  7. Horizon Forbidden West – 88
  8. Gran Turismo 7 – 87
  9. Uncharted: Legacy of Thieves Collection – 87
  10. Destiny 2: The Witch Queen – 87

Apontado como o melhor jogo do ano no geral, não chega a ser surpresa o Elden Ring encabeçando a lista do PlayStation. Desde o seu lançamento, lá em fevereiro, já sabíamos que a criação da FromSoftware seria bastante premiada e que dificilmente algum título a ofuscaria.

Também era previsível que os títulos produzidos pela própria Sony e — pelo menos por enquanto — exclusivos dos seus consoles figurassem entre os dez primeiros lugares. O que eu não imaginava era que a chegada do The Witcher 3: Wild Hunt poderia ficar a frente desses jogos, o que só comprova o quão espetacular é a aventura de Geralt.

- Lista completa.

Melhores Jogos de Xbox em 2022

Persona 5 Royal (Crédito: Divulgação/Atlus/Sega)

  1. Elden Ring – 96
  2. Persona 5 Royal – 94
  3. The Stanley Parable: Ultra Deluxe – 93
  4. Cuphead in the Delicious Last Course – 92
  5. Rogue Legacy 2 – 90
  6. Deathloop – 89
  7. Immortality – 88
  8. Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge – 87
  9. Pentiment – 86
  10. Atari 50: The Anniversary Celebration – 86

Para quem usa os exclusivos como um diferencial na hora de escolher um console, 2022 definitivamente não foi um bom ano para o Xbox. Enquanto a Microsoft arruma a casa e segue mirando na aquisição de estúdios, resta torcer para que os meses passem rápido e os títulos publicados pela empresa enfim sejam lançados.

Essa pequena reclamação a parte, é bom ver que a presença do Deathloop novamente aparecendo entre os melhores e saber que o trabalho de Sam Barlow voltou a ser reconhecido, dessa vez com o seu fascinante Immortality.

Uma observação: apesar do relançamento do The Witcher 3: Wild Hunt - Complete Edition aparecer entre os jogos do PlayStation, o Metacritic o ignorou quando se trata da versão para o Xbox Series S|X, mesmo com ele tendo obtido uma média 94.

- Lista completa.

Melhores Jogos de Nintendo Switch em 2022

Xenoblade Chronicles 3 (Crédito: Divulgação/Monolith Soft)

  1. Portal Companion Collection – 96
  2. Persona 5 Royal – 94
  3. Xenoblade Chronicles 3 – 89
  4. NieR: Automata - The End of YoRHa Edition – 89
  5. Atari 50: The Anniversary Celebration – 89
  6. Neon White – 88
  7. Tunic – 88
  8. Cuphead in the Delicious Last Course – 88
  9. 13 Sentinels: Aegis Rim – 88
  10. The Stanley Parable: Ultra Deluxe – 87

Se a família Xbox merece críticas por ter “abandonado” os exclusivos no ano que passou, a situação não foi muito diferente quando se trata do Switch. Repare como apenas o Xenoblade Chronicles 3 aparece entre os melhores títulos avaliados e como a Nintendo sempre se orgulhou dos jogos que produz, podemos dizer que 2022 foi um tanto decepcionante para os fãs da empresa.

Porém, isso não quer dizer que o híbrido da fabricante japonesa não tenha recebido alguns bons lançamentos, como a chegada de jogos como NieR: Automata, Persona 5 Royal ou da série Portal.

Também é muito bom ver que o Tunic, um dos meus jogos favoritos do ano, foi bem avaliado.

- Lista completa.

Melhores Jogos de PC em 2022

Chained Echoes (Crédito: Divulgação/Mathias Linda)

  1. Persona 5 Royal – 95
  2. Elden Ring – 94
  3. Dwarf Fortress – 93
  4. God of War – 93
  5. Chained Echoes – 92
  6. The Stanley Parable: Ultra Deluxe – 90
  7. Neon White – 90
  8. The Legend of Heroes: Trails From Zero – 90
  9. Norco – 89
  10. Cuphead in the Delicious Last Course – 89

Embora aqui ele tenha perdido o seu posto de melhor da plataforma, o Elden Ring ainda fez bonito e mostrou porque foi um dos grandes destaques de 2022. Outro que conseguiu um bom desempenho foi o God of War, com a sua chegada ao PC tendo aberto as portas para que muitas pessoas pudessem experimentar esse ótimo jogo.

Um ponto que merece ser mencionado é a maneira como os títulos independentes (ou de menor porte) costumam se sair bem nos computadores. Obras como Norco, Dwarf Fortress ou Chained Echoes se sentiram muito à vontade na plataforma e desses recomendo fortemente o último, por ser uma bela carta de amor aos JRPGs de antigamente, especialmente o Chrono Trigger.

PS: quem diria que uma coletânea com os jogos do Atari apareceria em três de quatro listas sobre os melhores jogos do ano, em pleno 2022!

- Lista completa.

relacionados


Comentários