Emanuel Laguna 03/08/2024 às 19:15
O consumidor norte-americano tem gastado menos com consoles mas o que acontece quando um jogo bastante aclamado recebe um DLC, uma expansão, uma nova versão? Dependendo do caso, a marca simplesmente ganha maior visibilidade e, claro, mais cópias vendidas. É o caso de Elden Ring: Shadow of the Erdtree, Kingdom Hearts Integrum Masterpiece e Shin Megami Tensei V: Vengeance.
Confiramos abaixo os números de junho no segundo maior mercado de games do mundo e o maior de consoles, oficialmente. O período apurado foram as cinco semanas entre 2 de junho a 6 de julho de 2024.
ARRECADAÇÃO DAS VENDAS DE GAMES NOS ESTADOS UNIDOS | |||
Período → | junho (2023) | junho (2024) | Diferença |
Software: jogos, assinaturas, MTX e DLCs (inclui consoles, PC, VR e mobile) |
US$ 4,16 bilhões | US$ 4,079 bilhões | – 1,95% |
Hardware | US$ 454 milhões | US$ 287 milhões | – 36,78% |
Acessórios | US$ 219 milhões | US$ 204 milhões | – 6,85% |
TOTAL: | US$ 4,833 bilhões | US$ 4,569 bilhões | – 5,46% |
·
É, a arrecadação do mercado norte-americano de games está em queda. Em especial a compra de novos consoles, com queda de 37% em relação a junho de 2023.
Acessórios viram a segunda maior queda na arrecadação de junho, com o segmento obtendo 7% a menos que em junho de 2023. O crescimento nas vendas de acessórios mais caros, como o PlayStation Portal, foi compensado negativamente pela queda de 9% nas vendas de controles mais normais, gamepads.
June spending on Accessories fell 7% when compared to a year ago, to $204M. Growth in the Remote Play Device segment (PlayStation Portal) was offset by a 9% drop in Gamepads.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) August 2, 2024
O segmento de software foi o que teve menor queda em junho de 2024, notadamente os games mobile, que tiveram crescimento. De acordo com o Sensor Tower, a arrecadação dos jogos de celular teve como Top 5 em junho os seguintes títulos: Monopoly GO!, Royal Match, Roblox, Candy Crush Saga e Last War: Survival.
Embora esse ranking tenha se mantido inalterado há meses, Roblox conseguiu um aumento de receita de 15% em relação ao mês anterior, maio. No geral, a arrecadação do mercado de games mobile nos EUA cresceu 12% comparando o mês de junho de 2024 ao mês de junho de 2023 apesar de ter caído 3% em relação a maio de 2024.
ARRECADAÇÃO ACUMULADA (VAREJO EUA) | |||
Período → | abril a junho 2023 |
abril a junho 2024 |
Diferença |
Software: jogos, assinaturas, MTX e DLCs (inclui consoles, PC, VR e mobile) |
US$ 23,307 bilhões | US$ 24,282 bilhões | + 4,18% |
Hardware | US$ 2,630 bilhão | US$ 1,815 bilhão | – 30,98% |
Acessórios | US$ 1,165 bilhão | US$ 1,223 bilhão | + 4,98% |
TOTAL: | US$ 27,101 bilhões | US$ 27,320 bilhões | + 0,81% |
·
No acumulado do ano, a arrecadação com hardware terminou o primeiro semestre de 2024 com queda de 31% em relação ao primeiro semestre de 2023. Durante os seis primeiros meses de 2024 a arrecadação dos consoles Nintendo Switch hardware caíram 48% em relação ao período equivalente de 2023. Enquanto isso, a arrecadação do PlayStation 5 caiu 28%; e a do Xbox Series X|S, 18%.
No acumulado do semestre a arrecadação dos acessórios aumentou 5% e o acessório mais vendido foi o caro controle Dual Sense Edge do PS5. Entretanto, o acessório que mais arrecadou no primeiro semestre de 2024 foi justamente… o PlayStation Portal. Aparentemente o GamePad do Wii U veio na época errada!
Além do crescimento dos jogos mobile, no acumulado do ano podemos destacar que a arrecadação de software cresceu por causa de edições de colecionador e de expansões pagas como a de Elden Ring: Shadow of the Erdtree custa sozinho US$ 40, fora o jogo base.
Vejamos a seguir o ranking de jogos que mais venderam nos dias entre 02 de junho a 06 de julho de 2024, de acordo com o Circana, empresa de pesquisa de mercado resultante da fusão entre NPD Group e Information Resources Inc (IRI):
Os dados do Circana (antigo NPD) consideram não só o software avulso vendido em mídia física como também os jogos vendidos na PSN, Steam e Xbox Live.
* apenas mídia física.
^ excluindo vendas digitais no Xbox e Nintendo eShop.
Elden Ring foi o jogo mais vendido nos EUA em junho de 2024, retornando ao pódio das vendas naquele mercado dois anos depois. A culpa é da expansão Shadow of the Erdtree, que vendeu globalmente 5 milhões de cópias nos 3 primeiros dias. Como Shadow of the Erdtree é uma expansão, ela exige a compra do jogo base, então Elden Ring acaba por vender mais cópias e o número deve ter sido bem significativo para liderar o ranking do Circana (antigo NPD).
Outro destaque do ranking norte-americano foi que a coleção Kingdom Hearts Integrum Masterpiece subiu da 399ª posição para a terceira graças ao recente lançamento no Steam. É bom lembrar que tal coleção só estava disponível no Nintendo Switch em versão Cloud.
The release of the Kingdom Hearts Integrum Masterpiece collection on Steam helped it reach 3rd on the June 2024 best-selling titles chart. It previously had been available only on Switch via Cloud.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) August 2, 2024
Acho surpreendente que jogos bons ainda consigam boas vendas mesmo sendo disponibilizados somente em streaming, formato mais associado às assinaturas. Se fosse para pagar os US$ 90 da versão em streaming do Kingdom Hearts Integrum Masterpiece no portátil da Nintendo, o tio Laguna prefere gastar um pouco mais e comprar a versão nativa do Steam que é inclusive compatível com o Steam Deck.
Como jogo estreante do mês de junho, Shin Megami Tensei V: Vengeance fez bonito ao conseguir o quarto lugar com seus 23 dias de vendas contabilizados. A outra estreia de junho a figurar entre os dez mais vendidos foi o Luigi’s Mansion 2 HD, em oitavo lugar, com 10 dias de vendas e sem contabilizar as cópias digitais.
Quanto ao hardware, o PlayStation 5 liderou as vendas e a arrecadação tanto no mês de junho quanto no primeiro semestre de 2024. O Nintendo Switch mais uma vez terminou em segundo lugar nas vendas em ambos os períodos, enquanto o Xbox Series X|S ficou em segundo lugar na arrecadação.
In the US, PS5 is still 7% ahead of PS4 LTD and Switch is only 1.1M units behind PlayStation 2 in lifetime sales.
Even Xbox Series (for all its known challenges) is holding close to Xbox 360's LTD pace (and will get a CF25 boost).
No, the console market isn't doomed. Sheesh.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) August 7, 2024
Nos EUA, o PS5 está com vendas 7% maiores que as do PS4 considerando os 44 meses de vendas. Com base instalada total de 55,17 milhões de consoles, o Nintendo Switch está em 1,1 milhão de unidades atrás do PS2, o segundo console mais vendido de todos os tempos nos Estados Unidos.
Para o Switch vencer o líder Nintendo DS (59,93 mi unid) precisaria vender mais de 5 milhões de unidades naquele mercado. Por mais que a situação do Xbox Series X|S pareça desfavorável, ainda consegue ter um ritmo de vendas próximo ao do Xbox 360 nos EUA considerando o mesmo tempo no mercado (44 meses).
Em junho o PS5 Digital representou 40% das vendas, sendo 36% das do PS5 no ano de 2024. Já o Xbox Series X representou 54% das vendas de consoles Xbox tanto em junho quanto no acumulado de 2024.
VENDAS DE HARDWARE NOS ESTADOS UNIDOS (2024) | ||||
Plataforma | março | abril | maio | junho |
PlayStation 5 | 525.000 unid | 245.000 unid | 235.000 unid | 340.000 unid |
Nintendo Switch | 235.000 unid | 145.000 unid | 135.000 unid | 190.000 unid |
Xbox Series X|S | 190.000 unid | 105.000 unid | 105.000 unid | 155.000 unid |
·
Os números acima são as estimativas mais confiáveis segundo diversos vazamentos contidos nas fontes abaixo, consultadas pelo tio Laguna.
Fontes: Circana (antigo NPD) via Games Industry, IGN US, Install Base, NeoGAF, ResetEra e Venture Beat.
Leia também: