Meio Bit » Games » Argentina campeã da Copa 2022! Acertará a EA novamente?

Argentina campeã da Copa 2022! Acertará a EA novamente?

Segundo simulação feita no FIFA 22, a Copa do Mundo de 2022 será vencida pela Argentina — mas simulação cometeu um erro grave para chegar ao resultado

1 ano atrás

O futebol é um esporte bastante imprevisível, com situações que fogem do controle dos técnicos e até dos atletas podendo mudar completamente o rumo de uma partida. Mesmo assim, a EA Sports tem conseguido um ótimo desempenho ao prever os campeões do principal torneio de seleções e se a desenvolvedora voltar a acertar, muitos brasileiros não vão gostar do resultado da Copa 2022.

Crédito: Reprodução/Dori Prata/Meio Bit

Mas antes de colocar "La Pulga" atrás da orelha dos nossos torcedores, vale a pena fazermos uma breve retrospectiva das simulações realizadas pela série FIFA até aqui. Começando pela Copa da África do Sul, naquela ocasião o estúdio utilizou o jogo que tinha lançado para PlayStation 3 e Xbox 360 para apontar a Espanha como campeã. Embora eles tenham errado que o Brasil seria o vice-campeão, o título acabou se confirmando.

Passando então para o torneio realizado em nossas terras em 2014, novamente o jogo oficial desenvolvido pela EA errou ao colocar a nossa seleção no segundo lugar, mas cravou o grande vencedor como sendo a Alemanha. Tal confronto só seria possível se nós ou os europeus tivessem passado em segundo em seus respectivos grupos, o que não aconteceu.

Já na Copa realizada na Rússia e com a simulação sendo feita no FIFA 18, eles chegaram a uma final disputada entre França e Alemanha, com os franceses faturando seu segundo título mundial. Apesar de o jogo não ter sido esse, o vencedor se confirmou. Quer outro acerto? O jogo viu o Brasil caindo para a Bélgica nas quartas de finais, com a diferença que o placar no videogame foi de 2x0 para os belgas, quando na realidade foi de 2x1.

Copa 2022

Crédito: Reprodução/Dori Prata/Meio Bit

Hora de colocar a bola de cristal, ou melhor, o FIFA 23 para funcionar e se o que o jogo conseguir acertar o resultado, a Copa 2022 representará o terceiro título da Argentina. Além disso, a simulação realizada por eles ainda apontou Lionel Messi como o artilheiro do torneio, com oito gols marcados, além de o craque faturar o prêmio de melhor jogador.

Se tudo isso acontecer, será a coroação da brilhante carreira de um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos, com o argentino conquistando o único troféu que falta na sua extensa coleção. Porém, é difícil acreditar que ele teria esse protagonismo numa Copa do Mundo, sendo que neste torneio Messi nunca teve um desempenho sequer parecido com o que vimos nos clubes.

Já em relação aos atletas das outras equipes, a EA Sports também aproveitou para divulgar aquela que seria a Seleção da Copa. Montada num ousado esquema 4-2-4, os jogadores escolhidos seriam os seguintes — e repare na quantidade de argentinos:

  • Emiliano Martínez – ARG
  • João Cancelo – POR
  • Raphaël Varane – FRA
  • Marquinhos – BRA
  • Marcos Acuña – ARG
  • Leandro Paredes – ARG
  • Rodrigo de Paul – ARG
  • Vinícius Jr. – BRA
  • Lionel Messi – ARG
  • Kylian Mbappé – FRA
  • Richarlison - BRA
Copa 2022

Crédito: Divulgação/EA Sports

Se considerarmos as três últimas previsões feitas pelos jogos da EA, a chance de os argentinos saírem da fila pode parecer grande, mas existe um detalhe importante que merece ser levado em consideração e estou falando de um erro crasso cometido por aqueles que realizaram a brincadeira.

O problema é que se devido à ordem em que as equipes se classificaram na fase de grupos, com Brasil, Argentina, França e Alemanha ficando em primeiros lugares, seria impossível nós e os hermanos nos enfrentarmos numa final.

Percebendo o equívoco, a EA removeu boa parte da explicação que havia dado em seu site sobre o caminho que as principais seleções percorreram na sua simulação da Copa 2022, mas manteve a afirmação de que pela primeira vez Brasil e Argentina se enfrentariam na final. Com isso, eles não falam mais na Inglaterra passar apenas em segundo no seu grupo ou da nossa seleção bater os portugueses nos pênaltis numa possível semifinal.

Eles também falavam no Brasil conseguir uma revanche contra a Alemanha nas quartas de final, pois mesmo não devolvendo aquele inesquecível 7x1, conseguimos bater o adversário por 3x0, com gols de Vinícius Jr. e Richarlison. Se serve de consolo, ao menos tal confronto nesta fase da competição não seria impossível com essas colocações na fase de grupos.

Copa 2022

Crédito: Divulgação/EA Sports

É difícil dizer o que aconteceu para o pessoal da EA Sport ter cometido um erro tão absurdo quanto esse, mesmo porque, se utilizarmos um simulador de confrontos presente no site da empresa, até ele respeita o chaveamento da FIFA.

Isso obviamente coloca em dúvida a capacidade do jogo em prever quem seria o campeão da Copa 2022. É claro que essa não é uma ciência exata, com muitas variáveis podendo interferir no resultado de uma partida, mas a partir do momento em que eles imaginam uma partida que não seria possível, toda a magia em tentar prever o grande vencedor do torneio se esvai.

Outro fator que joga contra a EA é a hilária previsão que a empresa fez para a Copa de 2006. Embora a Itália tenha se sagrado vencedora no mundo real, o jogo criado para aquela competição imaginou a República Tcheca como uma inédita campeã. O pior de tudo? Os tchecos nem passaram da fase de grupo, ficando atrás dos próprios italianos e dos ganeses.

Ou seja, por mais que essas simulações sejam divertidas e costumem acertar na maioria das vezes — vide o desempenho da série Madden no Super Bowl —, não dá para as levarmos muito a sério. Mesmo assim, não se espante se daqui a pouco mais de um mês uma parte azul e branca da América do Sul estiver em festa, ok?

PS: a partir de hoje (9) o FIFA 23 recebe uma atualização que recria toda a atmosfera da Copa do Mundo FIFA 2022, nos permitindo utilizar uma das 32 seleções participantes para tentarmos chegar a grande final. A novidade será disponibilizada gratuitamente para PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários