Meio Bit » Entretenimento » Guillermo del Toro apresenta o seu Gabinete de Curiosidades

Guillermo del Toro apresenta o seu Gabinete de Curiosidades

Trazendo oito histórias distintas, Gabinete de Curiosidades é a promissora série antológica de terror curada pelo cineasta Guillermo del Toro

1 ano e meio atrás

Um dos principais sonhos de qualquer artista é alcançar um nível que lhe garanta a liberdade para trabalhar no que quiser e Guillermo del Toro pode ser orgulhar disso. Com vários sucessos na carreira, o cineasta pode escolher no que prefere investir o seu tempo e a mais recente das suas apostas será a antologia de terror chamada Gabinete de Curiosidades.

Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro

Crédito: Divulgação/Netflix

Descrita pelo mexicano como uma série que ele sempre quis fazer, ela trará oito episódios que contarão histórias distintas e que foram dirigidos por pessoas diferentes. Desses, dois foram baseados em histórias escritas pelo próprio del Toro, que também assinará a Gabinete de Curiosidades como produtor executivo e co-showrunner, ao lado de J. Miles Dale.

O cineasta ainda ficou responsável por apresentar as histórias no início de cada episódio, com a proposta de “mostrar as realidades existentes fora do nosso mundo normal.” Ainda segundo del Toro, “cada um desses oito contos é uma fantástica espiada dentro do armário de delícias existentes sob a realidade em que vivemos. Com o Gabinete de Curiosidades, o que estou dizendo é: veja, o mundo é lindo e horrível ao exato mesmo tempo.”

E a melhor maneira de entendermos o que a série Gabinete de Curiosidades terá a nos mostrar, é conhecendo um pouco sobre os episódios. Portanto, vamos a um resumo deles:

  • Dreams in the Witch House – Dirigido por Catherine Hardwicke (Crepúsculo, A Garota da Capa Vermelha), a história foi baseada no conto escrito por H.P. Lovecraft — e que deverá virar um adventure point and click ainda em 2022. Nele um jovem estudante de matemática e folclore aluga um sótão numa casa que dizem ser amaldiçoada.
  • Graveyard Rats – Com direção de Vincenzo Natali (Cubo, Splice - A Nova Espécie), esse episódio teve como inspiração a história de Henry Kuttner, em que um coveiro de Salem, Massachusetts, precisa lidar com enormes ratos que tem roubado os cadáveres enterrados no lugar.
  • The Autopsy – Com direção de David Prior (O Mensageiro do Último Dia) e roteiro de David S. Goyer (Batman: O Cavaleiro das Trevas, O Homem de Aço), aqui teremos uma história baseada no conto de Michael Shea, em que um médico terá que fazer a autopsia de dez homens mortos numa explosão em uma mina.
  • The Outside – Dirigido por Ana Lily Amirpour (Garota Sombria Caminha pela Noite), esse episódio teve como base uma história em quadrinhos de Emily Carrol, ilustradora que também participou da criação dos jogos Gone Home e The Yawhg.
  • Lot 36 – Com roteiro de Regina Corrado (Deadwood: Cidade Sem Lei, Sons of Anarchy) e direção de Guillermo Navarro (Narcos, Preacher), esse episódio será um dos baseados numa história original escrita por del Toro.
  • The Murmuring – Também oriundo de um conto do cineasta mexicano, aqui teremos a direção de Jennifer Kent (O Babadook, The Nightingale).
  • The Viewing – O que sabemos é que ele será dirigido por Panos Cosmatos (Além do Arco-Íris Negro, Mandy: Sede de Vingança).
  • Pickman’s Model – Com direção de Keith Thomas (Chamas da Vingança, The Vigil), essa será outra história baseada em um conte de H.P. Lovecraft. Nela conheceremos Richard Upton Pickman, um artista que ficou conhecido pelas assustadoras pinturas que fazia, mas que acabou desaparecendo.

Já no elenco de Gabinete de Curiosidades teremos a participação de figuras como Tim Blake Nelson (Watchmen), Andrew Lincoln (The Walking Dead), Peter Weller (Robocop), Charlyne Yi (Steven Universe), Crispin Glover (De Volta para o Futuro), Martin Starr (Silicon Valley) e Eric André (The Eric Andre Show).

Portanto, não deverá ser por falta de talento envolvido que essa produção não agradará. Particularmente, costumo preferir as séries em que os episódios são continuações uns dos outros, principalmente por achar que assim conseguimos criar uma maior empática pelos personagens. Porém, estou confiante que me divertirei com as várias histórias selecionadas por del Toro.

O meu medo por enquanto é de que o tão promissor Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro não consiga entregar um nível de qualidade tão alto quanto estou esperando. A última vez que me decepcionei com uma série de terror na Netflix foi com a francesa Marianne, mas até pela participação do mexicano nesta nova produção, acredito que posso ficar tranquilo.

O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro fará parte de um evento de halloween da Netflix e estreará no dia 25 de outubro, com dois episódios sendo liberados a cada dia.

Representação do Ferrante Imperato's Dell'Historia Naturale em Nápoles, Itália (Crédito: Reprodução/Domínio Público)

PS: gabinete de curiosidades é o nome dado a lugares em que as pessoas guardavam objetos raros e/ou estranhos relacionados a geologia, arqueologia, religião, peças artísticas e antiguidades no geral. Eles começaram a ganhar popularidade durante o século XVI, época das grandes explorações, com os colecionadores expondo suas aquisições para conquistarem destaque na sociedade.

Podendo ser considerados os precursores dos museus, eles estavam repletos de objetos de procedência... duvidosa, como pedaços da cruz de Cristo, ovos de dragão ou restos de animais míticos. Os gabinetes então começaram a perder forçar no século XVIII, quando os iluministas passaram a considerar que muito do que existia nesses lugares não passavam de farsas.

relacionados


Comentários