Meio Bit » Games » Um Silent Hill Remake na Unreal Engine 5? Deixa com os fãs!

Um Silent Hill Remake na Unreal Engine 5? Deixa com os fãs!

Cansados de esperar pela Konami, alguns fãs se reuniram para criar um remake do Silent Hill e vídeo mostrando dez minutos da jogabilidade impressiona

2 anos atrás

Gostar da série Silent Hill não é uma tarefa das mais fáceis. Com o último lançamento da franquia tendo acontecido há quase dez anos, com o Silent Hill: Book of Memories, pedidos para criação de novos capítulos nunca deixaram de ser ouvidos, mas a Konami segue nos ignorando. Diante desta situação, alguns fãs decidiram colocar a mão na massa e criar um remake do título que deu início a essa paixão.

Silent Hill Remake

Crédito: Divulgação/Codeless Games

Conhecidos como Codeless Games, a ideia do grupo é recriar a história de Harry Mason e para isso eles optaram pela poderosa Unreal Engine 5. Caso eles tenham sucesso no projeto, a nova versão do jogo nos levará de volta à fictícia cidade que dá nome ao título, tudo para o protagonista encontrar a sua filha desaparecida.

Em condições normais, um anúncio como esse poderia levantar mais dúvidas do que motivos para nos empolgarmos, afinal, a complexidade em se recriar um jogo deste porte está muito longe do que alguns fãs poderiam suportar. Porém, para mostrar que sabem o que estão fazendo, o pessoal da Codeless Games divulgou um vídeo com dez minutos da jogabilidade do seu Silent Hill Remake e o que eles já alcançaram é impressionante.

Mesmo com algumas críticas em relação à direção artística estar muito clara, ignorando a atmosfera sombria e claustrofóbica do original, poder “revisitar” a Midwich Elementary School numa resolução tão alta e com tantos detalhes visuais é uma experiência bastante satisfatória.

Elogios efeitos, acredito que o trabalho realizado pela equipe ainda precisa de alguns ajustes, pois as texturas ainda parecem simples demais e os movimentos da câmera estão irritantemente “frenéticos”. Mesmo o personagem principal merece um melhor acabamento, com sorte abandonando essa aparência genérica e a movimentação robótica que podemos ver no vídeo.

Contudo, é importante salientar que estamos diante de um desenvolvimento que ainda deverá demorar um bom tempo até ser concluído e por isso prefiro ser otimista, apostando no talento e dedicação daqueles que estão envolvidos na criação deste Silent Hill Remake.

O grande problema aqui — e com quase todos os projetos mantidos por fãs — é a incerteza em relação a sua conclusão. Da perda de interesse daqueles que estão participando do desenvolvimento do jogo até a possibilidade de a empresa exigir que ele seja interrompido, há muitas variáveis que podem fazer com que uma versão final nunca seja lançada. Mesmo com essa interferência não tendo acontecido com o Silent Hill 2: Enhanced Edition, sempre existe o risco.

Além disso, segundo o próprio criador da franquia, Keiichiro Toyama, trazer o primeiro Silent Hill para os dias atuais é uma tarefa muito mais difícil do que podemos imaginar. Para ele, seria necessário repensar todo o conceito do jogo para que os fãs se sentissem satisfeitos, já que em sua essência o clássico não se trata de um jogo de ação. Por isso o game designer chegou a afirmar que esta seria uma missão muito mais complicada de ser realizada do que a Capcom alcançou ao refazer o primeiro Resident Evil.

Ainda sem previsão de lançamento, fica a torcida para que ao menos o Codeless Games possa continuar trabalhando no seu Silent Hill Remake. Enquanto isso, também seguiremos curiosos para ver se os donos da marca estão preparando algo para a sua franquia.

O mistério pelos lados da Konami

Suposta arte conceitual do remake do Silent Hill 2 (Crédito: Reprodução/Reddit)

Rumores sobre o desenvolvimento de um (e até vários) Silent Hill tem circulado há vários anos pela internet, sempre sem a confirmação por parte da sua editora. O último desses rumores aconteceu em maio, quando quatro supostas imagens de um remake do Silent Hill 2 teriam vazado.

Apesar destes vazamentos sempre precisar ser encarado com um certo ceticismo, alguns detalhes ajudaram a torná-lo mais crível. O primeiro foi a pessoa que o divulgou, um sujeito antes conhecido como Dusk Golem e que agora atende por AestheticGamer. Foi ele quem revelou ao mundo a existência do Resident Evil Village, além de ter cravado que o jogo seria lançado em 2021, que contaria com lobisomens e teria Ethan Winters novamente como protagonista.

Também ajudou a colocar mais lenha nessa fogueira a assinatura de Masahiro Ito, diretor de arte da série, na imagem que pode ser vista acima. Some a isso a Konami não ter demorado para acionar seus advogados, exigindo que as imagens fossem tiradas do ar. Por fim, um profissional que havia sido o produtor do Silent Hill: Shattered Memories criticou estúdios que vazam esse tipo de material, o que muitos viram como confirmação da autenticidade — mas  Tomm Hulett prontamente negou saber de qualquer coisa.

Como em fevereiro de 2021 o CEO do Bloober Team revelou que eles estavam trabalhando em um jogo de terror para uma famosa editora, a expectativa era de que os poloneses estavam prestes a anunciar um Silent Hill 2 Ramake. Tudo indicava que a confirmação aconteceria durante o período em que deveria ter acontecido a E3 deste ano, mas para a frustração dos fãs da franquia da Konami, o que os criadores de jogos como Observer, Blair Witch e The Medium anunciaram foi apenas o Layers of Fears.

Sendo assim, permanece a dúvida em relação às histórias de que a empresa japonesa estaria preparando diversos jogos relacionados a Silent Hill e quanto mais o tempo passa, mais fraca se torna a esperança de que um dia a franquia retomará o prestígio de antigamente.

Fonte: Eurogamer

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários