Meio Bit » Games » Um vespeiro chamado Silent Hill 2

Um vespeiro chamado Silent Hill 2

Segundo o game designer Sam Barlow, o Bloober Team precisará de sorte na criação do remake do Silent Hill 2, pois será difícil não desagradar várias pessoas

52 semanas atrás

Durante muitos anos os fãs clamaram por um remake do Silent Hill 2 e agora que a Konami deixou essa tarefa nas mãos do pessoal do Bloober Team, parece que nem todo mundo está muito confiante no que sairá deste projeto. Pois entre os mais receosos está Sam Barlow, um game designer que possui conhecimento suficiente para opinar sobre a franquia e o risco de ressuscitar algo tão adorado.

Silent Hill 2

Crédito: Divulgação/Konami

Com sua carreira na indústria de games tendo iniciado em 1999, Sam Barlow só ganharia uma maior notoriedade em 2015, quando de forma independente lançou o excelente Her Story. Entregando um estilo que fugia do padrão, o jogo funcionava como um filme interativo, onde tínhamos que assistir diversos vídeos de um depoimento para tentar solucionar o caso de um homem desaparecido.

Após o sucesso daquele título, o britânico ainda criaria dois outros jogos que seguiram pelo mesmo caminho e foram igualmente elogiados, o Telling Lies e Immortality. Mas o que nem todos sabem é que o seu talento para contar boas história também foi aproveitado na franquia de terror da Konami.

Enquanto trabalhava no Climax Studios, Barlow teve a oportunidade de escrever os roteiros do Silent Hill: Origins e do Silent Hill: Shattered Memories, títulos que mesmo sem serem espetaculares, conquistaram admiradores justamente por suas histórias. Ou seja, temos aqui alguém que sabe como é ser elogiado (e criticado) por uma legião de fãs bastante exigentes e ao falar sobre o que o pessoal do Bloober Team enfrentará ao desenvolver a nova versão do Silent Hill 2, ele não foi muito otimista.

“Pessoalmente, estou menos empolgado sobre jogar uma remasterização,” declarou o game designer. “Também é como o maior cálice venenoso, fazer uma remasterização do Silent Hill 2. Quero dizer, boa sorte para eles, porque não sei como você pode fazer isso sem incomodar as pessoas.”

O comentário se refere aos diversos projetos relacionados à franquia Silent Hill que a Konami anunciou recentemente, com o remake do segundo jogo sendo considerado — ao menos por enquanto — como a cereja do bolo. Os outros títulos anunciados foram o Silent Hill f, que se passará num Japão da década de 60; e o Silent Hill: Ascension e o Silent Hill: Townfall, ambos tendo o foco no enredo como principal característica.

Desses, Barlow mostrou um maior interesse no Silent Hill: Townfall, projeto que está sendo criado por uma desenvolvedora que ele admira, a No Code Studio. Mais conhecidos pelos jogos Stories Untold e Observation, o britânico acredita que se o estilo deles for seguido, poderá dar origem a várias boas histórias.

“A versão do Silent Hill que adoraria — e que parece que eles estão produzindo — é aquela em que ‘usamos isso como uma plataforma para termos uma variedade de interessantes jogos de terror psicológico’, certo? E, na verdade, podemos ver uma amplitude de jogabilidade. Sabe, Além da Imaginação, e esse tipo de antologias que lhes dão uma noção de no que você está se metendo, mas você também está empolgado para ver diferentes maneiras pelas quais eles podem ser explorados.”

Quanto a desconfiança em relação ao remake do Silent Hill 2, não acho que as palavras de Sam Barlow tenham sido exageradas. Estamos falando de um título que permanece na memória de muitas pessoas como algo que beira a perfeição e qualquer tentativa de recriar algo assim será rodeado de uma expectativa muito difícil de ser alcançada.

Curiosamente, o próprio Barlow conseguiu fazer algo que, de certa forma, até o criador da franquia julga muito difícil, que é recriar o primeiro jogo. Apesar de Keiichiro Toyama já ter declarado que agradar os fãs seria complicado, o que o Silent Hill: Shattered Memories fez foi justamente reimaginar aquela história e muitos adoraram a abordagem.

Talvez o problema aqui esteja na ideia de apenas recriar um clássico, com as pessoas tendo uma maior resistência a encarar novamente uma história apenas com um visual melhorado. Porém, uma mudança tão drástica na estrutura provavelmente não seria muito bem recebida pelos mais conservadores.

Crédito: Divulgação/Konami

De qualquer forma, a capacidade do estúdio polonês também deve ser algo que está pesando na hora das pessoas temerem por este retorno do Silent Hill 2. Embora o Bloober Team tenha experiência com jogos de terror, títulos que eles produziram como Layers of Fear, Blair Witch, The Medium não figuram entre os maiores destaques do gênero. Logo, será que eles conseguirão fazer jus a um dos jogos mais aclamados de todos os tempos?

Pois este temor tem ganhado força entre alguns conforme os detalhes tem sido relevados, como, por exemplo, uma mudança que veremos nas enfermeiras. Segundo o artista Masahiro Ito, desta vez as personagens que se tornaram um dos símbolos da franquia usarão meias-calças coloridas, já que no original elas tinham as pernas muito expostas. Isso se deve a um pedido feito pela desenvolvedora, com ele justificando que este será um remake e que esta foi uma escolha de game design.

Particularmente não vejo problema algum em eventuais mudanças, desde que a pesada atmosfera do original seja mantida e principal mentem, que o clássico seja respeitado. Quanto a isso, o produtor Motoi Okamoto saiu em defesa dos profissionais que estão trabalhando no remake, afirmando que o Bloober Team é “excelente em criar cenários, ambientes e a atmosfera” para um jogo nestes moldes e que por isso poderemos “experimentar o que [o protagonista] James sente apenas ao andar pela nebulosa cidade.”

Outros que também demonstraram confiança no que está sendo feito são o artista Masahiro Ito e o compositor Akira Yamaoka. Para este, após ter jogado algumas criações dos poloneses, ficou claro o amor e respeito que os profissionais do estúdio possuem pela franquia e quando o remake estiver pronto, “o jogo terá sido feito com um pensamento real sobre como trazer o original aos dias de hoje.”

Quem está certo nesta história? Talvez não tenhamos que esperar muito para ter essa reposta, já que apesar de uma data para o lançamento do remake ainda não ter sido divulgada, recentemente o CEO do Bloober Team, Piotr Babieno, revelou que a produção deste novo Silent Hill 2 está quase pronta.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários