Meio Bit » Engenharia » Jeff Bezos vai voar com a primeira tripulação do New Shepard

Jeff Bezos vai voar com a primeira tripulação do New Shepard

Jeff Bezos vai ao espaço. Ao menos momentaneamente. Ele estará a bordo no primeiro lançamento tripulado do foguete New Shepard, da Blue Origin

3 anos atrás

No tempo da Londres Vitoriana vivemos um boom de milionários aventureiros e inventores. Os sujeitos abandonavam suas vidas pacatas e confortáveis e se metiam em expedições para países improváveis, vivendo em condições terríveis e arriscando a vida atrás de uma descoberta. Inventores testavam eles mesmos seus protótipos, muitas vezes com resultados fatais. Por isso é estranho e bem-vindo Jeff Bezos ter anunciado o que anunciou.

Jeff Bezos, em seu melhor visual vilão de James Bond (Crédito: Blue Origin, SPEKTRE)

Dia 20 de Julho de 2021 a Blue Origin vai fazer seu primeiro vôo tripulado, para o qual está sorteando um assento. No momento quem está na frente apresentou uma proposta de US$2,8 milhões, o que convenhamos é absurdo de caro para ficar alguns minutos (menos de 5) em microgravidade.

Vejamos por exemplo a Zero G, uma das empresas que oferecem aqueles vôos parabólicos, como o ensaio com a Kate Upton em microgravidade:

Entre as várias opções eles estão oferecendo um vôo em Novembro de 2021 com 5 horas de duração, aonde farão 30 parábolas. Em cada uma você experimenta entre 20 e 30 segundos de microgravidade.

Isso dá um tempo máximo de quinze minutos. E é rigorosamente a mesma coisa da cápsula do Bezos. Você está caindo com estilo.

Mesmo assim, a grande notícia é que Jeff Bezos em pessoa irá na missão, junto com seu irmão Mark Bezos. E por mais que o New Shepard já tenha sido bem testado, com 15 vôos bem-sucedidos, vai todo mundo em uma cápsula em cima de um tubo de 18 metros de comprimento, cheio de Hidrogênio líquido, separado por alguns milímetros de metal da última coisa que você deve misturar com Hidrogênio líquido: Oxigênio líquido.

O New Shepard tem um sistema de escape, é essa mesinha de centro aqui:

Favor não chutar a mesinha, ela explode (Crédito: Blue Origin)

A mesinha é um motor de combustível sólido que em caso de problemas ejetará a cápsula a uma velocidade imensa, afastando-a do problema. Sim, todo mundo viaja do lado de um motor altamente explosivo, para a própria segurança.

O New Shepard é perigoso? Depende, eu diria que ele é tão seguro quanto um foguete pode ser, o que não quer dizer muita coisa, mas com certeza não é mais perigoso do que atravessar o Atlântico em um balão de grande altitude ou descer na Fossa das Marianas em um batiscafo, ou talaricar o amigo de 15 anos e ter um caso com a mulher dele (too soon?)

Bezos também precisa atrair gente com dinheiro para pagar por viagens no New Shepard, e que forma melhor de demonstrar confiança do que o próprio dono bilionário embarcar na primeira viagem do New Shepard?

Claro, não deu muito certo pra Thomas Andrew, projetista do Titanic e um dos passageiros da viagem inaugural...

Quase assim. (Crédito: Blue Origin / depto de arte)

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários