Meio Bit » Engenharia » Walt Disney Imagineering construiu um Robô-Groot

Walt Disney Imagineering construiu um Robô-Groot

A Walt Disney Imagineering é a empresa responsável por criar as atrações mágicas da Disney, com muita ciência, e agora fizeram um Mini-Groot!

3 anos atrás

Imaginheiros, ou Imagineers termo cunhado décadas atrás é uma amálgama de Imagination e Engineering, e surpreendentemente não é criação de Walt Disney, foi obra da Alcoa, Disney apenas popularizou o conceito e o levou ao topo de seu significado.

Sim, eles criaram um Robô-Trump. Não tão legal quanto este, claro. (Crédito:WDWNT)

Criada como uma subsidiária, a Walt Disney Imagineering é uma empresa que existe para construir os parques temáticos da Disney, incluindo suas atrações. Os Imaginheiros trabalham com um conceito simples: “Se pode ser sonhado, pode ser construído”, e muitas vezes apenas como exercício de imaginação eles bolam projetos mirabolantes, com custos irreais, apenas para ver se podem ser construídos.

Além das atrações “convencionais”, a Walt Disney Imagineering também inova constantemente, seja aprimorando o que já existe, seja criando algo nunca visto, como os chamados áudio-animatronics, robôs projetados para atrações específicas. Podem ser simples, como pássaros, ou complexos, como o robô de Abraham Lincoln, apresentado na Feira Mundial de 1964, com um sistema hidráulico que permitia movimentação e sincronia labial. Até hoje é uma impressionante peça de engenharia.

A Imagineering também ajuda em filmes, e em 1964 as platéias ficaram maravilhadas com o pardal animatrônico fazendo um dueto com Julie Andrews. Lembre-se, isso foi antes de circuitos digitais e micro-servos, é um robô usando sistemas hidráulicos e mecânicos.

Uma das atrações do Magic Kingdom, na Flórida é o Hall dos Presidentes, com versões animatrônicas de todos os que ocuparam o cargo, inclusive o Robô-Trump, claro:

A Imagineering também faz pesquisas a longo prazo, para produzir robôs mais e mais humanos, fugindo do Vale da Estranheza. Uma das técnicas pesquisadas envolve simular movimentos oculares realistas, e se você ignorar o horror kill it with fire do robô em questão, se impressionará com os movimentos:

Eles também criaram robôs capazes de acrobacias, e não duvido que em alguns anos consigam acertar um Pouso de super-herói de arrancar palmas do Deadpool.

Um dos trabalhos mais “simples” e impressionantes que caiu na mão da Imagineering foi quando alguém decidiu que queria um dragão voando sobre o parque da Disney. Como o “Como Treinar Seu Dragão” é da concorrência, tiveram que usar uma solução alternativa.

Primeiro, veja o vídeo:

Sabe qual o truque? O dragão-robô fica preso debaixo de um paraglider todo pintado de preto, incluindo as roupas do piloto. Ele voa baixo o suficiente pra iluminação do parque refletir no dragão, mas não o bastante que torne o paraglider visível. Mágico, não?

A perfeição do pessoal da Imagineering aparece quando os robôs deixam de representar humanos, saindo do Vale da Estranheza aceitamos com mais facilidade as simulações, e a Shaman na atração de Avatar está impressionante, perfeita.

Às vezes parte do desafio é trazer à vida personagens de desenhos animados, mas o resultado em geral é ótimo, como no caso do passeio d’A Bela e a Fera, na Disney Tóquio. Levaram anos para construir os robôs, aqui um resumo:

O passeio completo também está disponível no YouTube. Quem é fã vai se roer de inveja.

https://youtu.be/nw7DSW5uO38

Os áudio-animatronics da Imagineering tinham um ponto em comum; em sua imensa maioria eles são fixos, não tem capacidade de sair andando por aí, mas os imaginheiros em tempos de Boston Dynamics não iriam ficar para trás, então em 2018 começaram um projeto, sem nenhum parque ou atração em mente, no estilo “Vamos tentar fazer para ver se é possível ser feito”.

Eles acabaram construindo um Mini-Groot, com movimentação autônoma, capaz de caminhar sozinho, e com estilo. Sua única conexão é um cabo de fibra para transmissão de comandos.

Em tempos aonde tudo é CGI, fica cada vez mais difícil encontrar especialistas em construção de modelos, soluções de problemas através de métodos práticos e cenografia. A Walt Disney Imagineering está mantendo isso vivo, transformando sonhos em realidade.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários