Meio Bit » Games » Quem poderia fazer um novo Knights of the Old Republic?

Quem poderia fazer um novo Knights of the Old Republic?

Rumor diz que um novo Star Wars Knights of the Old Republic está em produção, mas não pelas mãos da EA. Então, qual estúdio seria o ideal para criar o jogo?

3 anos atrás

Quando se trata da adaptação da franquia Star Wars para os games, é praticamente unanimidade colocar os dois Knights of the Old Republic entre os melhores trabalhos já feitos. Como o segundo jogo foi lançado lá em 2004, desde então os fãs clamam por um novo capítulo, mas o que poucos imaginavam é que tal projeto pode ter sido iniciado, porém não pelas mãos da Electronic Arts.

Star Wars: Knights Of The Old Republic

Crédito: Divulgação/BioWare

Mas antes de falar sobre o rumor que começou a circular nos últimos dias, vale um esclarecimento. Durante os últimos anos a EA foi a única empresa que poderia publicar jogos baseados na franquia criada por George Lucas, mas recentemente descobrimos que o contrato de exclusividade teria chegado ao fim. O que nos levou à esta conclusão foi o anúncio de que a Massive Entertainment (World in Conflict, Tom Clancy's The Division) está trabalhando em um jogo de mundo aberto baseado no universo Star Wars, além da confirmação de que outras oportunidades serão exploradas pela Disney.

Isso posto, diversas fontes estariam afirmando que o desenvolvimento de um novo Knights of the Old Republic teria começado e entre elas está Bespin Bulletin, sujeito que conta com um longo histórico de vazar notícias sobre Star Wars e que ao participar da gravação de um podcast, disse o seguinte:

Entre as minhas escavações ouvi que existe o projeto de um Knights of the Old Republic em desenvolvimento em algum lugar. Conversei com algumas pessoas e também descobri que [o jornalista] Jason Schreier disse que não é pela EA e que nós ‘nunca descobriríamos’ que estúdio está fazendo este jogo.

Eu não sei se o jogo do caçador de recompensas está com eles [EA] ou com a Ubisoft, mas sim, a EA está trabalhando em algo e existe outro jogo não anunciado pela EA, sobre o qual não tenho ideia do que é. Eu não acho que seja um Battlefront 3.

E para colocar mais um pouco de lenha na fogueira das especulações, Nate “Shinobi602” Najda — outro que costuma vazar informações sobre jogos não anunciados — afirmou que um Knights of the Old Republic está mesmo em desenvolvimento. No entanto, ele tratou de jogar um pouco de água nesta fervura, dizendo que “não é [algo] tão misterioso quanto vocês pensam, apenas não é um nome familiar que a maioria das pessoas conhece.

A possibilidade de a série voltar a ser explorada é algo que foi levantada em janeiro de 2020, mas naquela ocasião falava-se sobre um jogo desenvolvido pela própria EA e por isso o que mais chamou a minha atenção no novo rumor é a parte que fala sobre outro estúdio estar no comando. Se considerarmos as palavras de Shinobi60, talvez o título nem seja o que estamos esperando, podendo não passar de uma remasterização ou até algo para mobile, o que certamente frustraria muitas pessoas.

No entanto, a ideia de vermos o ressurgimento desta série foi o suficiente para me fazer ficar pensando no assunto e gostaria de fazer um exercício de imaginação: quais estúdios poderiam fazer um bom trabalho ao nos dar um Knights of the Old Republic com o padrão de qualidade que a marca merece? Estes seriam os meus indicados:

Obsidian Entertainment

Esta seria a escolha mais óbvia, afinal foram eles que desenvolveram o KotOR II - The Sith Lords e o resultado ajudou a consolidar a série como um dos melhores produtos Star Wars. Além disso, a Obsidian ainda poderia contar com o aporte financeiro da Microsoft para tocar o projeto e dada a experiência da desenvolvedora, eles poderiam até arriscar, fazendo com que o jogo se passasse em primeira pessoa. Será que um Knights of the Old Republic no estilo The Outer Worlds ficaria bom?

Star Wars Knights of the Old Republic II - The Sith Lords (Crédito: Divulgação/ Obsidian Entertainment)

Level-5

Colocar a criação de um Star Wars nas mãos de um estúdio japonês talvez seja uma aposta alta demais, mas até para fugir do lugar comum, acho que isso poderia dar certo. Ao longo dos anos a Level-5 se acostumou a trabalhar com franquias de outras empresas e para não dizer que eles não possuem experiência com "óperas espaciais", o Rogue Galaxy foi um ótimo JRPG que nos colocava para explorar vários planetas e que contava com um sistema batalhas bem divertido.

Monolith Soft

E já que sonhar não custa nada… Que tal deixar a criação do novo KotOR sob a responsabilidade dos criadores da série Xenoblade? Habituados a desenvolver RPGs de ficção científica, acredito que eles não teriam muita dificuldade para entregar um bom jogo e como eles ajudaram na criação do Baten Kaitos: Eternal Wings and the Lost Ocean, isso me faz pensar até que o novo título poderia adotar um estilo de estratégia por turnos.

O problema aqui é que o jogo sairia como um exclusivo do Nintendo Switch, mas se o Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order saiu desta maneira, porque um Star Wars não poderia?

Larian Studios

A queridinha atual dos apaixonados por RPGs ocidentais, a Larian teria que deixar de lado o estilo fantasia medieval que prevalece nos seus títulos, mas os caras já mostraram competência e acho que poderia dar certo. O que me leva a crer nisso é ao alto nível de liberdade que os belgas nos proporcionaram com os dois Divinity: Original Sin e só de pensar em um Knights of the Old Republic com coop, já sinto vontade de jogar o dinheiro na tela.

tri-Ace

Outras desenvolvedora japonesa, a tri-Ace foi fundada em 1995 e além de ter trabalhado em jogos como Valkyrie Profile, Infinite Undiscovery e Resonance of Fate, marcou seu nome na história pela ótima série Star Ocean. Quer dizer, eles já sabem como nos colocar para viajar pelo universo, bastaria então aproveitar o conhecimento para desenvolver um Star Wars JRPG que fosse divertido.

Mas e para você? Qual estúdio seria ideal para trazer esta fantástica série de volta?

Fonte: Eurogamer.

relacionados


Comentários