Meio Bit » Games » 10 fases do Super Mario Maker que você precisa conhecer

10 fases do Super Mario Maker que você precisa conhecer

Com o anúncio de que o Super Mario Maker para Wii U perderá parte da sua porção online, chegou a hora de conhecermos algumas das melhores fases criadas nele

3 anos atrás

Boa parte das pessoas apaixonadas por videogames sempre sonhou em criar seus próprios jogos. Porém, poucos são aqueles que possuem o conhecimento e a paciência necessária para colocar isso em prática, mas em 2015 a Nintendo conseguiu facilitar um pouco este processo. Foi naquele ano que o Wii U recebeu um dos seus títulos mais fantásticos, o Super Mario Maker.

SUper Mario Maker

Crédito: Divulgação/Nintendo

Nascido como uma ferramenta que visava facilitar a criação de estágios por parte dos funcionários da empresa, logo aqueles que passaram a utilizá-la entenderam que ela poderia acabar sendo transformada em um produto comercial e decidiram propor a ideia para o diretor da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento, Takashi Tezuka.

Na época o executivo cogitava criar um Mario Paint que pudesse utilizar a tela sensível ao toque do Wii U, mas como algo tão artístico seria difícil de comercializar e devido ao fato de que nem todos gostam/sabem desenhar, Tezuka não sentia muita confiança em iniciar tal projeto. Então, ao perceber que para criar uma fase do Mario usando a tal ferramenta seria preciso apenas juntar algumas partes do cenário, ele se deu conta do quão intuitivo um jogo assim poderia ser.

O desenvolvimento então teve continuidade e como era de se esperar, Super Mario Maker foi um enorme sucesso. Até setembro de 2019 mais de 4 milhões de cópias foram vendidas, um número impressionante para um console cuja base instalada foi de apenas pouco mais de 13 milhões de unidades. Isso fez com que milhões de estágios fossem criados pelos jogadores, mas o que muitos imaginavam acontecerá em breve: a porção online do jogo já tem uma data para morrer.

Livro de ideias do Super Mario Maker (Crédito: Reprodução/Nintendo)

De acordo com um comunicado publicado pela Nintendo, a partir de 31 de março de 2021 não será mais possível fazermos o upload das fases que criarmos e o site onde podemos guardar as fases que mais gostamos, o Super Mario Maker Bookmark, também deixará de funcionar. Além disso, o jogo continuará sendo vendido digitalmente apenas até 12 de janeiro de 2021, mas aqueles que o tiverem comprado continuarão podendo fazer o seu download mesmo após esta data.

Com isso, uma das características mais legais do jogo deixará de existir, que é podermos compartilhar nossas ideias com outras pessoas. No entanto, como a Nintendo afirma que continuará sendo possível jogar os estágios que tiverem sido enviados para os servidores até o fatídico dia 31/3, este é um bom momento para indicarmos algumas das criações que mais se destacaram por la'nos últimos anos.

Abaixo deixarei 10 das fases que mais me impressionaram no Super Mario Maker, seja pelo level design caprichado, pela maneira como seus criadores conseguiram driblar as limitações do jogo ou por simplesmente nos entregar uma experiência bastante divertida. Junto terá o código que identifica cada fase, assim como um link para a sua página no site supracitado. Portanto, se ficar interessado em algum, basta visitar estas páginas, fazer o login com a sua conta da Nintendo, clicar no botão Bookmark e depois acessar o Course World no seu Wii U. Vamos lá!

Gameboy Mario (Proof of Concept)

Imagine reduzir a tela para que toda a ação aconteça num pequeno espaço, assim como seria no primeiro portátil criado pela Nintendo. Agora faça com que ao invés do Mario se mover pelo estágio, os objetos venham na direção do personagem. Descrever essa incrível fase não é capaz de fazer jus a sua qualidade e se ela possui um defeito, é ter fim.

Código: FBC5-0000-023E-FFAE

The Cube: 9 Rooms, 9 Challenges

Quando jogamos Super Mario Bros., a última coisa que esperamos é nos deparar com quebra-cabeças, mas nesta criação de Jocchan é justamente isso o que encontraremos. Com as salas estando interligadas, neste estágio você terá que pensar bem antes de realizar qualquer ação, pois elas poderão fazer com que você não possa continuar. Só tome cuidado com o vídeo abaixo, pois eles poderá estragar a brincadeira quando você for jogar.

Código: 36A3-0000-0038-EC1B

The Greatest Players of All Time

Aproveitando as skins que o Super Mario Make possui, aqui o autor resolveu homenagear diverso clássicos dos games, do Pac-Man ao Sonic. A maneira como o sujeito conseguiu recriar alguns desses jogos é algo impressionante, uma verdadeira aula de como contornar a jogabilidade do game para nos levar por uma viagem no tempo.

Código:  E1B2-0000-02D3-ED08

Mario Gear Solid

Tudo bem, talvez o responsável por este estágio tenha exagerado um pouco ao tentar associar sua criação ao Metal Gear, mas ainda assim a fase é muito bem construída e conta com algumas sacadas bem interessantes. Só é uma pena que ela seja tão curta, mas se quiser conhecer outras das ideias do criador, dê uma olhada aqui.

Código: 6CE8-0000-0046-29D9

We can do it. Together

Quem já jogou o algum game do Mario sabe que a inteligência artificial não é o forte dos inimigos, mas e se mesmo assim alguém resolvesse criar um estágio em que uma das muita ameaças ao encanador estivesse ali para nos ajudar? Pois esta é a proposta desta fase, onde seremos um Koopa Troopa e apenas com o auxilio de um dos nossos “irmãos” conseguiremos chegar ao final. Provavelmente um dos level designs mais fantásticos já criados com o jogo.

Código: 5D32-0000-00D6-C166

Mario Kart: 8-bit Bowser castle

Para algumas pessoas, a graça no Super Mario Maker está em tentar criar algo que parecia impossível e no caso de LuigiOmega, isso significava fazer um Mario Kart com a ferramenta. É claro que aqui você não terá outros competidores, mas se levar em consideração o que o sujeito tinha nas mãos, fica difícil não esboçar sorrisinho com o resultado. Destaque par a contagem regressiva no início. Brilhante!

Código: EF7B-0000-0282-DA0F

Mission: Impossible

Misturando de maneira muito legal a trilha sonora com a jogabilidade, aqui o criador conseguiu passar a ideia de como seria estar na pele de Ethan Hunt. Da capacidade de usarmos uma caixa de itens para ficarmos “camuflados” no cenário, até a possibilidade de nos disfarçarmos de Goomba, acho que ninguém teria conseguido criar algo tão próximo de um Missão: Impossível e por isso não surpreende este ser o estágio mais famoso do jogo.

Código: 6773-0000-024C-BFBF

スーパーメトロイド Super Metroid

Como grande fã de Super Metdroid, eu não poderia deixar de indicar uma fase baseada nas aventuras de Samus Aran e das que joguei, acho que nenhuma é tão bem feita quanto esta aqui. Mesmo sem nos dar acesso a itens que seriam necessários para avançarmos, o que é uma característica da série, o estágio consegue passar uma boa sensação de estarmos num Metroid e ainda conta com um nível de dificuldade razoável.

Código: 5E6F-0000-026D-E534

The Goomba: A Sad Tale of Madness

Enquanto alguns usam sua criatividade para entregar estágios praticamente impossíveis de ser terminados, outros utilizam o Super Mario Maker para nos contar histórias bizarras sem recorrer a textos. Este é o caso dessa fase, que pode ser descrita como a história de um Goomba, caso o roteirista tivesse sido o David Lynch. Uma prova de que é possível criar algo perturbador, mesmo usando o mundo do Mario como pano de fundo.

Código: BDAB-0000-0033-2697

Will You Save Your Son?

Se na fase anterior tivemos todo o terror de estar na mente de uma perturbado Goomba, o que dizer de um estágio onde teremos que lidar com as consequências de nossas ações para salvar o nosso filho? A maneira como o autor vai contando a história através de curtos textos escritos com moedas e as opções que nos são dadas é algo genial, em mais um belo exemplo de como a criatividade pode fazer com que uma ferramenta seja tão bem explorada.

Código: C046-0000-003F-3825

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários