Home » Games » Para existir, Shenmue 4 terá que mirar num público mais amplo

Para existir, Shenmue 4 terá que mirar num público mais amplo

Após o Shenmue 3 não suprir a expectativa da editora, Yu Suzuki admite que um eventual Shenmue 4 precisará receber melhorias para se tornar mais acessível

06/05/2020 às 9:00

A série Shenmue sempre teve que lidar com o conflito entre a adoração por parte do público e as baixas vendas. Com o terceiro capítulo, que foi lançado no final de 2019 isso também aconteceu, com as vendas ficando abaixo do que a editora esperava e ao falar sobre a possibilidade de um dia vermos o lançamento de um Shenmue 4, Yu Suzuki admitiu que precisará tentar conquistar um número maior de pessoas.

Um dia teremos um Shnemue 4?

Ao conversar com a versão japonesa do site IGN, o lendário game designer admitiu que estaria mentindo se dissesse que não quer trabalhar com coisas diferentes, mas que espera ter a oportunidade de fazer um Shenmue 4 e assim se aproximar do fim da história.

Eu sei como satisfazer os usuários casuais, então quero fazer um jogo com o qual todos possam se satisfazer. Com o Shenmue III eu realmente respondi às vozes dos fãs, então eu não necessariamente pensei em fazer dinheiro. Mas como estou tocando uma companhia, preciso pensar sobre o que pode vender se eu continuar. Tenho conversado seriamente sobre isso várias vezes.

Suzuki também aproveitou a oportunidade para falar sobre que tipo de mudanças poderia empregar no próximo jogo, como por exemplo adicionar marcadores de missões, melhorar o sistema de viagem rápida ou simplesmente adicionar funções de salto de tempo. Até mesmo fazer com que a interface seja mais fácil de ser compreendida é algo que ele pretende implementar.

Eu gostaria de ter marcadores para identificar as missões principais e as secundárias, onde você pode trocar dinheiro ou onde pode lutar. Para poder pular o tempo mais livremente, eu também gostaria de permitir [ao jogador] sentar num banco para avançar o tempo mais livremente.

Eu gostaria de entregar uma experiência mais suave no geral para aqueles que queiram progredir mais rapidamente pela história. Se a quantidade de conteúdo for a mesma do Shenmue III, então os jogadores poderiam prosseguir a cerca de 1,5 vezes a velocidade.

Todas essas ideias teriam vindo tanto do suporte dado por aqueles que não gostaram do recente jogo, como de muita pesquisa feita por Yu Suzuki e sua equipe em relação a jogos modernos. Outra possibilidade seria distanciar a aventura do conceito de mundo aberto, para assim poder explorar a jogabilidade em espaços mais fechados e poder colocar mais pessoas andando pelas ruas — característica típica da China.

Mas mesmo achando bacana quando uma pessoa com tanto prestígio admite seus erros, será que Suzuki e o pessoal do estúdio não pensaram que as mudanças prometidas para um possível Shenmue 4 seriam muito bem-vindas no jogo que estavam trabalhando? E digo mais, será que algumas dessas melhorias não poderiam ser adicionadas ao Shenmue III agora, mesmo que para isso fosse necessário investir um pouco mais?

O que sei é que mesmo tendo esperado este jogo por 20 anos, eu ainda não criei coragem de comprá-lo. O principal motivo está no fato de ainda querer jogar os dois anteriores para relembrar suas histórias, mas ele não ter saído para o Xbox One ou no Steam também acabou pesando nesta decisão. Eu sei que um dia acabarei jogando esta nova aventura de Ryo Hazuki, mas se tem uma coisa que esta série me ensinou, é a ter paciência.

Fonte: Videogamer

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários