Meio Bit » Games » Yu Suzuki adoraria fazer um Shenmue 0

Yu Suzuki adoraria fazer um Shenmue 0

Criador do Shenmue fala sobre a possibilidade de criar um capítulo 0, assim como a série Yakuza, e compara a produção de games hoje e há 40 anos

25 semanas atrás

A franquia Shenmue é um daqueles fenômenos difíceis de explicar. Embora o primeiro capítulo seja apontado como um dos jogos mais influentes de todos os tempos e de ter dado origem a duas continuações e uma animação, a série nunca foi um grande sucesso comercial. Isso poderia sugerir que nunca mais veremos seu retorno, mas não é bem isso o que pensa seu criador, Yu Suzuki.

Shenmue III

Crédito: Divulgação/Ys Net

Um dos game designers mais importantes de todos os tempos, Suzuki está prestes a trazer aos consoles e PC sua última criação, o rail shooter Air Twister e para comemorar a ocasião, o site IGN conversou com ele sobre passado, futuro e o que gostaria de fazer em relação ao Shenmue.

Com sua criação tendo servido como inspiração para uma das franquias mais bem sucedidas da Sega, a Yakuza, Yu Suzuki foi perguntado se teria interesse em seguir seus passos, criando um jogo que se passasse antes dos eventos mostrados no primeiro Shenmue, como aconteceu no Yakuza 0. Pois a resposta nos deu alguma esperança.

“Sim, eu tenho,” começou o game designer. “Não posso entrar em detalhes nesse ponto, mas isso é algo sobre o qual tenho pensado. Penso que recriar as ruas de Dobuita com visuais modernos, apenas com uma nova engine, já valeria a pena. Isso também se conecta ao tópico de não apenas expandir o tamanho. Criar uma ainda mais detalhada Dobuita que no Shenmue original é uma ideia interessante, especialmente se não for um remake, mas uma prequela com uma nova história.”

Talvez eu esteja imaginando coisas aqui, mas quando um autor diz que não pode entrar em detalhes sobre uma possível criação, imediatamente acende um alerta na minha cabeça de que ele já está trabalhando em algo. Porém, tudo o que pode ser relacionado a essa franquia costuma demorar muito tempo para ser abertamente debatido e por isso, não tenho muita esperança de ver um Shenmue 0 sendo lançado tão cedo.

Crédito: Divulgação/Sega

Outro fator que pode fazer com que tal jogo demore ou até mesmo nunca seja produzido, está na dificuldade em tornar a série mais acessível. Lá se vão mais de três anos desde que Yu Suzuki apontou esse como um empecilho para a criação de um novo capítulo e nessa nova entrevista o japonês voltou a tocar no assunto.

“Quero que o Shenmue 4 seja acessível aos novatos,” reforçou o game designer. “Para tornar isso possível, a coisa mais importante é torná-lo divertido mesmo sem conhecer os eventos anteriores da história. Não acho que um novo jogador queira saber 100% da história, 20 ou 30% podem ser suficientes. Em Shenmue 3 implementamos um filme-resumo que ensina ao jogador os eventos principais dos jogos anteriores, mas para o Shenmue 4 quero integrar essa parte no jogo principal.”

Para Suzuki, seria ótimo se o jogador conseguisse aprender sobre os eventos passados apenas jogando e uma maneira citada por ele para fazer isso seria incluindo flashbacks jogáveis. Já no caso de uma prequela, isso não seria um problema e talvez por isso ele tenha se mostrado tão interessado em trabalhar num jogo assim.

Eu também penso que ao contar uma história que se passa antes da saga de Ryo Hazuki, Yu Suzuki poderia atrair um novo público, algo que aconteceu justamente com o Yakuza 0. Tal abordagem não assustaria quem nunca teve a oportunidade de jogar aquele fantástico jogo lançado para o Dreamcast e se a pessoa gostasse desse capítulo zero, provavelmente procuraria os demais.

Mas como disse anteriormente, mesmo que um projeto assim já tivesse entrado em pré-produção, possivelmente ainda levaria alguns anos até termos a oportunidade de jogá-lo. Os fãs mais antigos também podem não gostar muito dessa criação, pois lá se vão quatro anos desde o lançamento do terceiro jogo e se essa suposta prequela um dia existir, é possível que atrase ainda mais o tão aguardado Shenmue 4.

Crédito: Divulgação/Sega

Dono de uma mente brilhante que nos deu jogos como Space Harrier, Super Hang-on, Out Run, Virtua Fighter e só para citar alguns, durante a entrevista Suzuki também falou sobre como era trabalhar com o desenvolvimento de jogos há 30, 40 anos e como é hoje em dia, citando um grande sucesso recente como exemplo.

“Naqueles dias, criar jogos era sobre como tirar o máximo de uma tecnologia limitada. Nesse sentido, as coisas são bem diferentes atualmente. Como não há mais tantas limitações, quase todas as ideias podem ser executadas. Nesse ambiente, a originalidade e a criatividade de um jogo se tornam mais importantes.

Em sua essência, um jogo é um conjunto de regras. Com essas regras o jogador pode competir, mirar em uma pontuação mais alta, resolver um quebra-cabeça ou o que quer que seja. Desde que as regras sejam interessantes, o jogo é divertido de jogar, mesmo que não tenha som ou gráficos. Eu só posso imaginar quanto tempo o Vampire Survivor passou na fase de ajustes para que tudo parecesse certo. Não é o tipo de jogo você pode planejar. Os desenvolvedores devem ter jogado inúmeras vezes, ajustando algo pequeno a cada vez para chegar ao equilíbrio perfeito.”

Shenmue III

Crédito: Divulgação/Ys Net

Ele então falou que antes passava cerca de um terço do tempo de produção apenas cuidando desse balanceamento, mas que no caso do Shenmue, devido sua complexidade, isso não foi possível. “Meus jogos mais antigos, todos tinham um tema que eu podia explorar profundamente,” explicou. “Por exemplo, o OutRun é um jogo sobre dirigir. Se você tem dez temas e quer que cada tema tenha a mesma profundidade de antes, o escopo do jogo poderá ser dez vezes maior. Mas esse foi o desafio que assumimos para o Shenmue, era um tabu até mesmo tentar algo assim.”

Pois isso talvez sirva para explicar o longo tempo que as criações de Yu Suzuki demoram para chegar às lojas e a menos que sua equipe receba a ajuda de outros estúdios, esse cenário não deverá mudar.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários