Meio Bit » Games » Desenvolvimento do System Shock 3 pode ter sido interrompido

Desenvolvimento do System Shock 3 pode ter sido interrompido

De acordo com uma pessoa que afirma ter trabalhado na criação do System Shock 3, toda a equipe foi demitida e desenvolvimento do jogo estaria parado

4 anos atrás

E aquilo que muitos fãs da franquia System Shock vinha temendo parece que vai mesmo acontecer. Depois de vários meses de incertezas devido aos problemas financeiros pelos quais vem passando a editora Starbreeze, o que inclusive fez com que os diretos sobre o System Shock 3 passasse para o controle da OtherSide Entertainment, tudo indica que o desenvolvimento do jogo foi interrompido.

System Shock 3

Os rumores sobre uma parada na criação do jogo começaram ainda no ano passado, quando diversas figuras importantes passaram a deixar o projeto, entre eles o programador chefe, o roteirista e até mesmo o diretor. A situação se tornou ainda mais crítica na semana passada, quando o diretor de design Chase Jones atualizou seu perfil no LinkedIn informando sua saída do estúdio.

Para piorar, no final de janeiro uma pessoa que afirma ser um ex-funcionário da OtherSide utilizou o fórum RPG Codex para falar sobre a situação do System Shock 3 e além dela ter afirmado que toda a equipe foi demitida, pintou um cenário muito ruim para o projeto.

A única razão de estar postando isso é porque vi muita confusão sobre o estado da companhia e do projeto, e pensei que informações em primeira mão seriam bem-vindas. Eu nunca sugeri que estivéssemos na metade do caminho, os sistemas principais são uma grande fundação para um jogo, mas a maior parte do trabalho é desenvolvimento de conteúdo, o que estávamos bastante atrasados, tanto em materiais reais quanto em suporte de ferramentas para um um prazo realista.

O fracasso do projeto foi correto? É difícil dizer. Se a Starbreeze não tivesse entrado em crise, acho que poderíamos ter entregado algo interessante, com alguma jogabilidade fresca e inovadora, mas um jogo muito menor do que as pessoas estavam esperando e inevitavelmente decepcionante para uma sequência de uma franquia tão adorada.

Ainda de acordo com a pessoa que não se identificou, devido a enorme expectativa criada para o jogo, eles vinham fazendo muitos experimentos e buscando maneiras de o diferenciar dos “simuladores imersivos” que existem no mercado. Ela ainda reforçou a ideia de que embora todos os envolvido acreditassem na criação de um título único e divertido, ele provavelmente não seria aquilo pelo o que o público vinha esperando.

Alguns até poderão achar que essas foram meras palavras jogadas ao vento, mas o que dá alguma legitimidade no depoimento foi a confirmação feita pelo ex-gerente de comunidade do estúdio, Sam Luangkhot. A profissional que hoje trabalha para a ZeniMax ainda afirmou que sabia o quanto a equipe vinha se dedicando à criação do System Shock 3 e que lhe machuca muito “ver esse pessoal fora de um projeto no qual trabalharam tão duro”.

Sem que os donos da OtherSide tenham se pronunciado sobre o assunto, resta torcer para que tudo não passe de um rumor, mas diante de tudo o que tem acontecido ultimamente, esta é uma possibilidade que parece muito pequena. Além disso, se for para termos um System Shock 3 no máximo mediano, talvez é melhor que ele nem saia do papel.

E pensar que há cerca de um ano o game designer Warren Spector disse que havia muitas editoras interessadas em publicar o terceiro capítulo da franquia e que na mesma ocasião a mente por trás de títulos como Deus Ex, Epic Mickey e o primeiro System Shock até chegou a afirmar que existia a possibilidade do próprio estúdio publicar o novo game. Spector também afirmou que a empresa tinha uma reserva de dinheiro que lhes garantiria alguns meses trabalho, mas pelo jeito a fonte já secou.

Fonte: Eurogamer

relacionados


Comentários