Meio Bit » Transporte » Vision AVTR: um Mercedes-Benz conceitual inspirado em Avatar

Vision AVTR: um Mercedes-Benz conceitual inspirado em Avatar

A Daimler AG apresentou na CES 2020 um carro inspirado em Avatar, o Mercedes-Benz Vision AVTR, que tem "abas biônicas" e é controlado por um joystick

4 anos atrás

Esse post junta duas grandes paixões pessoais, tecnologia e entretenimento, através do carro Vision AVTR, inspirado no filme Avatar e seu riquíssimo universo imaginado por James Cameron. O carro foi apresentado oficialmente no evento da Mercedes-Benz (uma marca da Daimler AG) na CES 2020 em Las Vegas, e além do design, se inspira na sustentabilidade e preservação da natureza, partes essenciais de Avatar.

Vision AVTR

Tá bom, o AVTR por enquanto é só um conceito sem previsão para ser produzido, mas gostei bastante do fato dele fugir do lugar comum de uma maneira tão radical. No mesmo evento, foram apresentadas belas artes conceituais ajudam a matar as saudades de Pandora e de Avatar, mas o mais interessante mesmo é o carro Vision AVTR, então vou deixar elas pro fim do post.

Abas biônicas do veículo conceitual

A sigla do nome do carro (AVTR) significa oficialmente "Advanced Vehicle TRansformation", é uma clara homenagem ao título do filme, mas a ligação entre o veículo e Avatar vai bem além do visual e nome escolhidos, a começar pela sua bateria de 110 kW/h, que segundo a Daimler, usa uma tecnologia com células orgânicas de grafeno e é completamente reciclável, sem usar minerais e metais raros. O Vision AVTR tem uma autonomia de 700 km com uma carga.

Abas biônicas do veículo conceitual

O carro foi descrito como "uma criatura viva" e tem 33 abas biônicas na parte de trás, como se fossem escamas, que não servem pra muita coisa, mas devem dar um visual bem interessante ao veículo. A descrição do propósito dessas abas biônicas é que elas podem ser usadas para que o motorista se comunique com os carros que estão atrás dele "demonstrando suas emoções em gestos sutis e movimentos de fluidez", o que quer que isso queira dizer.

O carro reconhece os batimentos cardíacos do motorista através de sua palma

Ao invés de um volante, o Vision AVTR tem um painel de controle que reconhece o motorista através dos seus batimentos cardíacos, reconhecidos quando ao colocar as mãos sobre essa coisa bizarra da imagem acima, que também é o joystick que controla o carro. Na boa, nada pode ser mais Avatar do que isso!

Interior do Vision AVTR

Uma grande tela curva cria "uma conexão visual" entre os passageiros e o exterior e conta com materiais sustentáveis em seu acabamento, como bancos em couro vegetal e piso com madeira reflorestada.

Outro detalhe curioso é que ele pode deixar os dois eixos na lateral ou em um ângulo de até 30 graus, ou seja, o carro pode se mover meio que de lado como um caranguejo, o que pode ser interessante e também uma temeridade, dependendo do motorista.

Vision AVTR

Em uma entrevista ao blog Roadshow da CNet, Cameron disse que os fãs podem esperar muitos veículos incríveis nos próximos filmes, embora o próprio Vision AVTR não seja um deles, é claro. Além de retratar os meios de transportes naturais e orgânicos de Pandora, James Cameron tem um verdadeiro fascínio com relação aos veículos militares dos conquistadores e invasores terráqueos. Nas suas palavras: "eu também amo as coisas duras ou pesadas). Os carros, naves, aviões, veículos de solo, armas, o hardware. Eu sou um geek total quando se trata dessas coisas."

Um carro conceitual inspirado em Avatar

Voltando a Avatar, durante os 10 anos desde seu lançamento, ele se tornou até um parque temático na Disneyworld, o que ajudou a mantê-lo no imaginário popular. Como o filme vai virar uma franquia, que estará de volta aos cinemas com mais quatro filmes, a serem lançados entre o ano que vem e 2027 sob a marca da Disney, nova dona da Fox, vocês podem apostar que vez veremos mais produtos com a marca.

Não sei vocês, mas estou bem animado para assistir os próximos filmes da franquia Avatar, e adorei a estratégia da Daimler de se apropriar dos conceitos de Pandora para criar um veículo que pode até ter ficado bem estranho, mas pelo menos está bem longe da grande maioria dos carros atuais, que parecem todos iguais.

Saiba mais sobre o Vision AVTR no site da Daimler AG.

Confira outras imagens desse carro conceitual.

Um carro conceitual inspirado em Avatar

Vision AVTR

Clique abaixo para ver o momento da apresentação do Vision AVTR no keynote da Mercedes-Benz na CES.

Confira também as artes conceituais de Avatar 2 divulgadas no evento.

Arte conceitual de Avatar 2

Arte conceitual de Avatar 2

Arte conceitual de Avatar 2

Arte conceitual de Avatar 2

relacionados


Comentários