Meio Bit » Hardware » S-Pod, a cadeira motorizada auto equilibrante da Segway

S-Pod, a cadeira motorizada auto equilibrante da Segway

A Segway vai apresentar na CES 2020 a cadeira motorizada com sistema de auto equilíbrio S-Pod, que promete ser o veículo mais confortável da empresa

4 anos atrás

A Segway vai lançar um novo veículo bem promissor, o S-Pod, que é uma cadeira de rodas que se equilibra sozinha e pode ser usada por pessoas com dificuldades de locomoção. Ao contrário de um Segway convencional, o controle não é feito ao inclinar o corpo, e sim através de um joystick em uma das laterais da cadeira.

Segundo a Segway, a tecnologia vai manter a cadeira sempre estável e o sistema de duas rodas permite mudanças rápidas de direção mesmo com a cadeira parada.

Segway S-Pod

Descrita pela empresa como seu veículo mais confortável até agora, a S-Pod tem duas rodas e mais três de backup, que possivelmente são usadas quando ele não está ligado, ou quem sabe para ajudá-lo a se manter estável em locais com até 10 graus de inclinação, o máximo suportado pelo atual protótipo. Com uma velocidade máxima de 38 km/h, o S-Pod é bem rápido, e seu alcance também é bem considerável, até 70 km com uma carga.

Segundo informações do The Verge, a Segway deve lançar o S-Pod para empresas no terceiro trimestre deste ano e a cadeira deve estar na mão dos consumidores em 2021 por um preço ainda não revelado, mas antes disso ela será apresentada e devidamente esmiuçada por jornalistas e youtubers na CES 2020 em Las Vegas.

A empresa também promete lançar outros produtos na CES, mas todos bem convencionais, nenhum deles me pareceu tão interessante quanto a S-Pod. A CES é sempre usada pela Segway e pela Ninebot para divulgação de seus produtos, me lembro de ter falado sobre um simpático robô apresentado anos atrás que podia ajudar seu ocupante a voltar para casa.

Apesar da inspiração oficial da Segway serem os Gyrosphere de Jurassic World, que são bem mais legais, eu realmente adorei essa ideia e essa inovação da Segway, mas dito isso, não sei se eu pessoalmente teria a coragem de embarcar para um passeio na S-Pod, ou pelo menos não sóbrio.

O potencial de algo como a S-Pod em feiras, estádios, aeroportos, shows é enorme, mas eu confesso que ficaria meio tenso ao andar em algo assim, mas até aí eu me lembro de pensar o mesmo em relação ao Segway convencional, que quando testei eu adorei a experiência.

Atualização: 

Cadeira voadora do filme Wall-E pode ter sido umas das inspirações do S-Pod, mas a Segway nunca admitiria isso.

Agradeço ao nosso leitor Bruno por ter me lembrado lá no Twitter da referência que eu devia ter usado neste post, a cadeira do filme Wall-E. Tá bom, essa cadeira flutuante pode ter sido umas das inspirações do S-Pod, mas a Segway nunca admitiria isso! 😉

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários