Meio Bit » Entretenimento » Miyamoto e o desafio de tornar a Nintendo tão grande quanto a Disney

Miyamoto e o desafio de tornar a Nintendo tão grande quanto a Disney

Segundo Miyamoto, para que a Nintendo possa atingir o tamanho da Disney é preciso acabar com a resistência dos pais quanto a seus filhos jogarem videogame

4 anos atrás

Além de extremamente adorada, a Nintendo carrega consigo uma aura tão fantástica que muitas vezes nos referimos a ela como “a Disney dos games”. Mas se hoje tal comparação é feita apenas no sentido figurado, de acordo com Shigeru Miyamoto, um dos objetivos da empresa japonesa é justamente se igualar ao tamanho da Casa do Mickey.

Super Nintendo World

O plano foi revelado pelo lendário game designer durante uma entrevista ao jornal Nikkei, mas o que poderia não passar de uma declaração megalomaníaca, acabou levantando um ponto bem interessante sobre a maneira como os games são vistos por boa parte das pessoas. Confira:

Muitos pais querem que os seus filhos não joguem videogame, mas esses mesmos pais não tem problema em permitir que eles assistam filmes da Disney. Nós não podemos desafiar seriamente a Disney a menos que os pais se sintam confortáveis sobre seus filhos jogarem [games da] Nintendo.

No entanto, isso não significa que a BigN esteja interessada em imitar o que a Disney tem feito ao longo dos anos. Recentemente, o presidente da companhia, Shuntaro Furukawa, afirmou que mesmo com a Nintendo tentando expandir seus negócios ao abrir lojas, licenciar uma animação baseada no Super Mario e até um parque temático, eles só chegaram onde estão por causa dos seus jogos, personagens e propriedades intelectuais.

Já em relação ao comentário de Miyamoto, confesso que eu nunca havia pensado por esse lado. Tudo bem que existe uma grande diferença entre uma criança passar uma hora e meia vendo um filme ou toda a tarde jogando no Switch, mas é engraçado percebermos como ainda existe alguma resistência em relação aos pais permitirem que seus filhos se divirtam com jogos eletrônicos.

Como muito bem observado pelo criador do Mario, ainda deverá demorar mais algumas gerações até que esse preconceito acabe, mas até que isso aconteça, ele disse acreditar que a Nintendo não será capaz de se igualar ao império criado pela Disney. Para ser sincero, acho difícil que mesmo assim eles atinjam o objetivo, mas uma coisa é certa, se existe uma empresa do ramo que possui alguma chance de fazer isso, não consigo ver outra que não seja a Nintendo.

A própria Nintendo é uma desenvolvedora que pode contribuir muito para que essa resistência diminua, afinal, poucas companhias no planeta conseguem entregar uma quantidade tão grande e importante de jogos voltados para a família ou para um público mais jovem.

De qualquer forma, é engraçado lembrar que até outro dia quem tinha um sonho até maior que o da Nintendo era o pessoal da Rovio — que chegou até a dizer que os japoneses estavam aflitos com o sucesso do mercado mobile — e passados alguns anos, hoje mal lembramos da existência da companhia finlandesa.

Eu só espero que a maldição do camundongo não recaia sobre a empresa de Miyamoto, mas depois dela ter sido dada como morta tantas vezes e voltar ainda mais forte, acho que posso ficar tranquilo.

Fonte: DualShockers

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários