André Fogaça 3 anos atrás
O Google divulgou uma nota que pode ser um alívio pra atualizações e para fragmentação: o Project Treble deve fazer o Android 10 aparecer em aparelhos de forma ainda mais rápida que o Android 9 Pie. Algumas empresas já se comprometeram com a causa e prometem update antes de você estourar champagne no réveillon.
O Android 8 Oreo trouxe uma novidade chamada Project Treble e que tem como objetivo a solução de um dos maiores problemas de toda a plataforma, que é a fragmentação dos próprios aparelhos. Isso atrapalha todo mundo (menos os fanboys das marcas e xiaominions, que escolheram a pílula azul da mão de Morpheus), mas o novo processo, que transformou o sistema em algo modular, ajudou e os resultados já são visíveis.
Segundo a publicação, pouco tempo antes do lançamento do Android 9 Pie, o Android 8 Oreo estava em 8,9% de todos os aparelhos ativados. Na versão seguinte, também pouco tempo antes do lançamento do Android 10, o Android 9 já respondia por quase 23% dos smartphones e tablets. Um avanço e tanto e uma esperança pelo fim do inferno da fragmentação.
No Android 10 a adoção ganhou nomes garantidos e o melhor de tudo é que isso acontecerá até o final deste ano, acelerando ainda mais a taxa de adoção. A nota lista nomes como LG, Motorola, Samsung, Sony e Asus, que prometeram que alguns de seus gadgets receberão o novo Android até o réveillon.
Atualmente apenas poucas marcas colocaram o Android 10 em seus dispositivos, como é o caso do Nokia 8.1 da HMD, ou alguns modelos da Xiaomi e OnePlus - além dos aparelhos Pixel, que sempre recebem primeiro. No mundo de aparelhos que chegam por aqui, a dica é que: smartphones topo de linha tendem a receber primeiro e ainda podem ser atualizados por mais uma grande versão (a 11, neste caso), enquanto que intermediários chegam logo depois e recebem apenas uma atualização.
Os de entrada raramente recebem alguma atualização, ficando apenas com patches de segurança mesmo - o que é o mais importante.
Com informações: Google.