Meio Bit » Mobile » Surface Duo é um smartphone dobrável da Microsoft que roda Android

Surface Duo é um smartphone dobrável da Microsoft que roda Android

Ele tem duas telas, aceita a nova caneta Surface Slim, mas só será lançado no final de 2020

4 anos e meio atrás

Depois de tanto tempo sem mostrar um novo smartphone pro mundo (gente, Windows 10 Mobile morreu e continua morto), a Microsoft apresentou o Surface Duo. Ele é um espertofone com Android e que tem corpo dobrável, mas em forma de bloco de anotações hipster e que pega carona no mundo dos notebooks 2-em-1.

surface duo hero

O mundo dos gadgets com tela dobrável começou faz pouco tempo, com destaque para Huawei e Samsung. Todos com tela que dobra, mas algumas empresas são mais conservadoras e ficam em telas separadas em um conjunto que dobra e este é o caso do Surface Duo.

Este é o primeiro smartphone com a marca Surface que chega ao mercado, mesmo depois de inúmeros vazamentos e confirmações de fontes próximas ao assunto. Ele tem duas telas de 5,6 polegadas e com bordas generosas, mas nas duas que ficam no centro do conjunto elas são finas.

Diferente do que foi apresentado até então, a ideia por aqui é de um celular que faz o Galaxy Note parecer apenas um smartphone caro e que não é focado em produtividade. A dobradiça é forte o suficiente para deixar o smartphone em poses comuns pros notebooks 2-em-1. Isso significa que dá pra usar como um smartphone com tela pra frente e na traseira, ou com as duas telas abertas na vertical ou horizontal - e cada tela exibindo um app diferente, ou o mesmo app espalhado nos dois displays.

Dá pra colocar um teclado virtual em uma e ver o conteúdo em outra, dá pra virar em forma de “L” e utilizar Surface Duo como um Android que quer ser computador, ou então no modo tenda e você tem duas telas pra cada lado, ou uma desligada e apenas a outra funcionando como um apoio pra ver filmes, por exemplo.

surface duo teclado

Eu disse que ele roda Android, certo? Mas no vídeo lá pra cima fica a sensação de que este é um Android diferente, com uma interface que certamente foi criada pra tirar mais proveito das duas telas, como colocar o teclado completo em uma delas - e eu curti muito isso.

Surface Duo é só pro final do ano que vem

Além do tamanho físico das telas e das capacidades do software, a Microsoft não revelou nenhum dado. Na verdade ela mostrou que o lançamento deste Surface Duo está marcado pro ano que vem, só que pra algum momento perto do último bimestre de 2020 e certamente ele chegará ao varejo internacional antes do Natal.

São mais do que 12 meses de antecedência no lançamento, tempo de sobra que deixa claro o receio que a gigante do software tem. Ela já apanhou e perdeu o mercado de smartphones, enquanto insistia no desenvolvimento do Windows em versão mobile. Insistiu tanto que por muito tempo o app do Facebook dos Windows Phone era criado pela Microsoft - no Android e iOS é o próprio Facebook que faz.

Smartphone com caneta

Dar mais do que um ano é o suficiente pra tentar acertar ou errar. Acertar por dar tempo pra que desenvolvedores criem apps exclusivos para este tipo de produto, pra que ele funcione mais do que apenas um smartphone que permite ver um vídeo e escrever uma planilha ao mesmo tempo.

Tempo pra olhar o público e ver se existe interesse em um Surface Duo que tem tanta borda assim, que não tem tela flexível. Tempo que pode dar pra concorrência ver se isso dá caldo e criar o seu, um Galaxy Note da vida que tem duas telas separadas e que quer ser a mesma coisa que o Surface Duo.

É um misto de tempo extra pra lançar um produto mais refinado, com software disponível (Windows Phone/Mobile sofreu com isso), mas que também mostra pra concorrência que a Microsoft que vem tendo sucesso na linha Surface, quer voltar ao mercado de telefonia móvel.

surface duo fim

Enfim, é interessante ver este movimento, mas a parte triste é que já temos anos e mais anos de linha Surface de ótimos notebooks, com nenhum lançamento nacional. E não existe previsão pra isso mudar. POXA MICROSOFT!

Com informações: Microsoft.

relacionados


Comentários