André Fogaça 3 anos e meio atrás
Já no final da noite desta quinta-feira (17) a Samsung resolveu que era hora de trazer mais um smartphone da linha Galaxy, que desta vez é o Galaxy A30s. O aparelho entrega mais opções de câmera quando comparado ao A30, lançado em abril deste ano (sim, seis meses atrás), mas perde resolução de tela.
Olhando por fora, o novo Galaxy A30s pouco muda quando comparado ao A30 de abril e do lado de dentro as novidades são ainda menores. Ele tem a mesma tela Super AMOLED de 6,4 polegadas e com notch em formato de gota, mas baixa a resolução de Full HD+ (2340 x 1080 pixels) para HD+ (1560 x 720 pixels) e isso faz a densidade da tela diminuir de 403 ppi para 268 ppi.
Do lado de dentro ele ainda é um Exynos 7904 de oito núcleos, com 4 GB de RAM e 64 GB de memória interna, que utiliza a mesma bateria de 4.000 mAh. Por outro lado, literalmente, o conjunto de câmeras traseiras recebe mais uma lente e o sensor principal passa de 16 megapixels para 25 megapixels.
A adição do Galaxy A30s é um sensor de 5 megapixels que serve apenas para medir a profundidade das fotos em modo retrato. Junto dela continua a lente ultrawide, mas que deixa de fazer fotos de 5 MP e passa para 8 MP. Lembrando que por mais que a Samsung comente que ele tem três câmeras, você só pode selecionar duas delas.
A última alteração está no leitor de impressões digitais, que sai da traseira e vai pra baixo da tela. É mais moderno, bacana e interessante, só que a leitura tende a ser menos veloz.
Quando eu disse no primeiro parágrafo deste texto que o A30s é “mais um”, é mais um em um mar de opções que só atrapalha na hora do consumidor bater o martelo. Em uma pesquisa rápida de modelos Galaxy A disponíveis no Brasil e que são vendidos neste momento na loja online da Samsung, existem 16 variantes listadas, sendo sete delas lançadas nos últimos seis meses: Galaxy A10, A20, A30, A30s, A50, A70, A80 - pegue os Galaxy M10, M20 e M30 e você tem quase que 20 (!!!) smartphones intermediários sendo vendidos.
A imensidão de possibilidades é interessante para encontrar um consumidor que quer algo específico e pra encaixar os celulares em diversas faixas de preço, mas também atrapalha por ter tanta opção. Eu bem tenho saudade de 2016 e 2017, quando os Galaxy A5 e A7 eram opções os únicos Galaxy A do Brasil.
Ah, a Samsung lançou o Galaxy A50s junto do A30s lá fora. Ele pode aparecer por aqui e aumentar ainda mais este mar.
O Galaxy A30s já está disponível no varejo brasileiro, nas cores branca, preta e violeta, com preço de lançamento marcado em R$ 1.599, o mesmo da geração passada.