Meio Bit » Entretenimento » THX Ultimate Cinema: concorrente do IMAX e Dolby Cinema entra em operação em breve

THX Ultimate Cinema: concorrente do IMAX e Dolby Cinema entra em operação em breve

Novo formato de tela grande THX Ultimate Cinema estará disponível em breve em um cinema de Los Angeles, pra concorrer com IMAX, Dolby Cinema e etc.

5 anos atrás

O THX Ultimate Cinema finalmente vai ser instalado em uma sala de cinema, com seu sistema de projeção dupla por laser, áudio "incrivelmente" imersivo e uma tela de grande formato, além do conteúdo remasterizado. Apesar de ter sido anunciado com pompa e circunstância na CinemaCon do ano passado, o sistema não tinha sido colocado no mercado até hoje.

THX Ultimate Cinema (montagem em cima de foto da THX por Nick Ellis)
Segundo o perfil da THX no Instagram, o primeiro cinema a receber o sistema THX Ultimate Cinema será o histórico Westwood Village Theater, antes chamado de Fox Theater, um belo cinema clássico inaugurado em 1931 em Los Angeles, e que atualmente faz parte da cadeia de cinemas Regency.

O novo padrão da THX pretende competir com a IMAX, a Dolby Cinema e várias outras empresas no concorrido ramo de telas PLFs (Premium Large Format) nos cinemas dos Estados Unidos. Quando eu digo competir, é mais na qualidade, e não no tamanho, já que as dimensões da tela do THX Ultimate Cinema devem ser consideráveis, mas não vão nem chegar perto da altura de uma tela IMAX.

Mas qual seria essa qualidade toda? De acordo com informações do The Hollywood Reporter, o THX Ultimate Cinema vai usar projetores 4K com HDR da Barco (com sistema de projeção dupla por laser) e sistema de som "incrivelmente" imersivo certificado pela THX.

A marca THX Ultimate Cinema é fruto da parceria entre a THX e a Cinionic, que é dona da Barco, e que prepara uma novidade que ela promete ser bombástica para a próxima CinemaCon, que começa amanhã em Las Vegas, o Barco 4. A empresa convoca quem estiver por lá pra conhecer seu novo sistema de projeção, que ela garante ser revolucionário.

Todos os envolvidos apostam no sucesso do THX Ultimate Cinema. O CEO da Cinionic, Wim Buyens, diz que a empresa "foi fundada para criar um novo padrão visual que leva a indústria adiante. Nossa missão de entregar experiências incríveis para os espectadores de cinema hoje e amanhã é alinhada com a da THX. O THX Ultimate Cinema permite que a gente traga tecnologia premium da Cinionic para um cinema Regency pela primeira vez.”

Min-Liang Tan, que é CEO da THX, e nosso conhecido por ser fundador da Razer (que comprou a THX em 2016), também está bem animado com a parceria: “a THX e a Cinionic são líderes respeitadas em cinema, e estamos confiantes que nossa relação estratégica vai ajudar a atingir as demandas dos exibidores e dos consumidores para tornar mais viáveis experiências de entretenimento premium.”

No ano passado, junto com a iQIYI, a THX certificou o Yuker, um dos primeiros cinemas On-Demand do mundo, aberto em maio de 2018 pela iQiyi, que é uma subsidiária da Baidu. Nesse cinema, os usuários podem escolher uma hora e um filme pra assistir a partir de uma biblioteca digital.  A empresa fundada por George Lucas definitivamente está em boas mãos. 

A THX pretende oferecer até 30 filmes remasterizados especialmente para o formato todo ano, mas as salas também serão compatíveis com o formato digital normal, o 4K Digital Cinema Package (DCP). O sistema poderá ser comprado pelos proprietários de cinema e não existe um preço fixo, isso vai depender do cinema onde o THX Ultimate Cinema seria instalado, mas só pra ter uma ideia, só o custo do sistema de projeção dupla por laser deve sair por cerca de US$ 1 milhão. Ouch.

Dá pra imaginar que o THX Ultimate Cinema ainda deva demorar um bocado pra chegar ao Brasil, mas a gente torce pra que a tecnologia venha, nem que seja em algumas salas. Me lembro que demorou bastante para termos salas IMAX no país, mas elas já chegaram há mais de 10 anos atrás, ainda que algumas cidades (como a minha) não tenham uma sala sequer com qualidade decente.

Clique aqui para ler o release sobre a instalação do THX Ultimate Cinema no Regency Westwood Village Theater.

 

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários