André Fogaça 4 anos atrás
A Apple resolveu que era hora de anunciar dois novos modelos pros iPads que não eram lembrados faz tempo: iPad Mini e Air. Os dois contam com o mesmo processador dos iPhones XS, XS Max e XR, além de suporte para o lápis Apple Pencil, que nasceu nos iPads Pro, mas só para a primeira geração.
Começando pelo modelo maior, o novo iPad Air conseguiu inserir mais tela no corpo. Antes de 9,7 polegadas, agora o modelo trabalha com 10,5 polegadas e vem com o True Tone de modelos anteriores - a tecnologia altera a cor da tela pra tentar encaixar com a tonalidade do ambiente.
Outra mudança do lado de fora está na presença de conectores pros teclados da própria Apple e que funcionam sem a necessidade de energia própria, os Smart Keyboards. A porta USB não segue a tendência do modelo Pro e continua com Lightning - aparentemente a empresa deixou o modelo Pro pra algo mais profissional, com USB-C e processador mais potente.
O iPad Mini é o modelo que mais encontrava nas mãos das pessoas, quando vejo alguém com este tipo de produto. Ele não custa um rim, mas ficou abandonado por alguns anos. Agora a empresa da maçã trouxe o mesmo processador do iPad Air, o A12 Bionic, pro Mini, colocou mais cores e brilho na tela, mas manteve o mesmo corpo do Mini de antigamente.
A câmera traseira continua a mesma (com 8 megapixels), mas a frontal subiu de 1,2 para 7 megapixels - pros que querem uma selfie de alta definição com um tablet, o que é bizarro.
Tanto o iPad Mini, como o iPad Air, reconhecem a Apple Pencil de primeira geração (a que recarrega na porta Lightning), contam com opções de 64 GB e 256 GB de memória interna, utilizam display IPS LCD com True Tone e a bateria promete as mesmas 10 horas de uso contínuo que a Apple promete (e cumpre) desde o primeiro iPad.
Os dois também utilizam o Touch ID como leitor biométrico, deixando de lado o Face ID apenas pra modelos mais caros. Com a adição destes dois novos tablets, todas as versões vendidas oficialmente pela Apple suportam alguma geração da Pencil.
Preços
Os novos iPads, no Brasil, ficam assim:
A pré-venda começa hoje (18) em 27 países, mas o Brasil está de fora - mesmo com os preços oficiais já confirmados. Tentando finalizar a compra, a Apple apenas informa que os modelos ainda não estão disponíveis.