Meio Bit » Entretenimento » Cem Anos de Solidão: livro épico de Gabriel García Márquez vai virar série da Netflix

Cem Anos de Solidão: livro épico de Gabriel García Márquez vai virar série da Netflix

Cem Anos de Solidão, o livro do mestre Gabriel García Márquez que sempre foi considerado impossível de ser filmado, vai finalmente virar uma série da Netflix, com o aval dos filhos do escritor

5 anos atrás

O clássico livro Cem Anos de Solidão do mestre Gabriel García Márquez finalmente vai ser transformado em um conteúdo audiovisual, mais precisamente uma série da Netflix, a ser produzida na Colômbia, país no qual ela também será filmada.

Cem Anos de Solidão vai virar uma série da Netflix

O livro mais importante de García Márquez merecia uma adaptação à altura do escritor, vencedor do prêmio Nobel de literatura em 1982 pela sua obra. No tweet que apresentou a nova série, o perfil da Netflix da América Latina dá boas-vindas a cidade fictícia de Macondo, onde acontece toda a história, e usa uma legenda bem impactante: “Isso é real. Isso é mágico. Isso são Cem Anos de Solidão.”

A Netflix comprou os direitos para produzir a série sobre o livro, publicado em 1967 e que já vendeu 50 milhões de cópias desde então, em 46 línguas diferentes, mas a tarefa de convencer a família não deve ter sido nada fácil. Faz todo o sentido adaptar um livro tão querido e famoso quanto esse, mas Gabo, como García Márquez era carinhosamente chamado, nunca quis que sua obra fosse adaptada para o cinema. O livro foi escrito inclusive com essa premissa, de ser um material praticamente impossível de ser adaptado.

Rodrigo García e Gonzalo García Barcha, os dois filhos do escritor serão produtores executivos, pra garantir a fidelidade da série em relação aos incomparáveis textos de Gabo. Nas palavras de Rodrigo García: “por décadas, nosso pai se mostrou contrário a vender os direitos cinematográficos de Cem Anos de Solidão por acreditar que não seria possível fazer por conta das limitações de tempo de um filme, ou que seria feito em um idioma que não o espanhol, o que não lhe faria justiça.”

O que mudou desde então? O herdeiro de Gabo explica: “com a atual era de ouro das séries, com o nível de talento nos roteiros e direção, a qualidade cinematográfica do conteúdo e a aceitação por parte do público mundial de programas em idiomas estrangeiros, esse é o melhor momento para levar uma adaptação para a extraordinária audiência global que a Netflix proporciona.”

Francisco Ramos, que é vice-presidente de conteúdo original em espanhol da Netflix, diz: “estamos incrivelmente honrados de sermos confiados com a primeira adaptação filmada de Cem Anos de Solidão, uma história atemporal e icônica da América Latina que estamos animados em compartilhar com o mundo. Nós sabemos que nossos assinantes ao redor do mundo amam assistir filmes e séries em espanhol e sentimos que isso fará um encontro perfeito entre o projeto e a nossa plataforma.”

Sendo um fã incondicional desse livro, que li quando era adolescente e marcou minha vida, é realmente impressionante que tenha finalmente chegado o dia em que a obra vá ganhar uma adaptação, algo que eu achei que simplesmente nunca iria acontecer. Fica a torcida pra que Cem Anos de Solidão seja bem fiel ao livro, especialmente no lado mágico, sobrenatural e surreal.

O anúncio foi feito hoje, que é uma data especial para os fãs e família de Gabo, já que o escritor completaria 92 anos. O mestre nos deixou no dia 17 de abril de 2014, um dia triste para a história da literatura mundial.

Clique aqui para ler o release na Netflix.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários