Nick Ellis 4 anos e meio atrás
Durante o intervalo dos Oscars 2019 ontem foi exibido o primeiro teaser de O Irlandês (The Irishman), novo filme de Martin Scorsese, o que por si só já é belo motivo pra ir ao cinema, ou assistir ao filme na Netflix, já que a produção é deles. Como tem sido o padrão, o filme deve estrear primeiro nos cinemas e logo depois ir pro catálogo da Netflix, até para poder concorrer na nos Oscars 2020, premiação na qual já está entre os favoritos.
Além da direção do mestre dos mestres, O Irlandês terá a presença de um quinteto de respeito no elenco, com Robert DeNiro, Al Pacino, Joe Pesci e Harvey Keitel. O elenco também conta com Anna Paquin, Jesse Plemons, Bobby Cannavale e Ray Romano, ou seja, um dream team de coadjuvantes.
O Irlandês é baseado no livro I Heard You Paint Houses": Frank "The Irishman" Sheeran & Closing the Case on Jimmy Hoffa (no Brasil se chama O Irlandês: Os Crimes de Frank Sheeran a Serviço da Máfia) de Charles Brandt, e tem roteiro escrito por Steven Zaillian, vencedor do Oscar por A Lista de Schindler em 1994.
O livro foi produzido ao longo de cinco anos de entrevistas de Brandt com Sheeran, que confessou que cuidou de 25 assassinatos enquanto trabalhava pra máfia e pro seu amigo Jimmy Hoffa, interpretado no filme por Al Pacino. Dá inclusive pra ler online, cortesia do Google Books.
Na trama, o irlandês do título Frank Sheeran é conhecido por "pintar casas," que no caso é um jargão pra ser um pistoleiro profissional, literalmente pintando as paredes e o chão das casas de sangue ao matar os seus alvos. O teaser não mostra quase nada, mas serve pra dar o gostinho do que vem por aí.
O filme tem uma história conturbada, e correu o risco de ser abandonado até a Netflix resolver a questão. O grande problema de Scorsese era pagar a conta dos efeitos especiais, que não era nada barata, já que ele optou por usar os atores em uma versão rejuvenescida em computação gráfica durante metade de O Irlandês.
A editora Thelma Schoonmaker, que trabalha com o mestre desde 1980, quando editou Touro Indomável, contou mais sobre o que chamou de uso revolucionário da tecnologia em uma entrevista: “estamos rejuvenescendo os atores na primeira metade do filme. E na segunda metade, eles interpretam sua própria idade, então isso foi um grande risco. Estamos fazendo isso com a Industrial Light & Magic, a ILM.” Ela também diz que o projeto é bem caro, uma aposta alta da Netflix.
O cineasta explicou que a empresa foi a única disposta a assumir o risco e financiar seu filme: “lá tinham pessoas assumindo riscos em um filme que eu fiz e que é um filme arriscado, então foi uma experiência interessante. Eu acho que é um risco, e ninguém queria fazer em cinco ou seis anos. E é claro que nós todos estamos ficando mais velhos.”
Para Scorsese, o filme é “sobre dois irmãos, eles precisam confiar um no outro e então acontece uma traição,”. Ele também disse que está fazendo o mesmo filme há 45 anos. O Irlandês ainda não tem data de estreia prevista, apenas que irá estrear no outono dos Estados Unidos, ou seja, não espere por ele antes de setembro.