Meio Bit » Entretenimento » A maior ameaça à Netflix? O Fortnite, é claro!

A maior ameaça à Netflix? O Fortnite, é claro!

Netflix revela alguns números da sua audiência e afirma que o seu maior concorrente atualmente não é outro serviço de streaming, mas o jogo Fortnite.

5 anos atrás

Conforme a Netflix ia ganhando a nossa atenção e conquistava um público mais amplo, o que mais vimos por aí foram as lamentações por parte dos responsáveis por canais de televisão. Seria natural então que outros serviços de streaming de vídeo surgissem e embora isso de fato tenha acontecido, não pense que são neles que a Netflix enxerga como seu maior concorrente.

Ao enviar a investidores um relatório com o desempenho da empresa no último trimestre de 2018, a companhia falou sobre a importância de conquistar o tempo que os consumidores passam diante da tela e revelou qual é um dos poucos adversários que tem conseguido lhes derrotar.

Existem milhares de competidores neste mercado altamente fragmentado que competem por entreter os consumidores… O nosso crescimento é baseado em quão boa é a nossa experiência em comparação a todas as outras experiências de tempo de tela as quais os consumidores possam escolher.

Nós ganhamos em tempo de tela do consumidor, tanto no mobile quanto na televisão, de uma grande variedade de competidores. Nós competimos (e perdemos) para o Fortnite mais do que para o HBO.

Pode até parecer um pouco estranho citar um jogo como a grande ameaça aos negócios de um serviço de streaming de séries e filmes, mas quando se trata de um fenômeno como o título desenvolvido pela Epic Games, imaginar que ele esteja roubando a audiência da Netflix não chega a surpreender.

Tendo atraído a atenção dos mais variados públicos e depois de ter ultrapassado a marca de 200 milhões de jogadores em novembro passado, o Fortnite conseguiu levar mais de US$ 2,4 bilhões aos cofres dos seus criadores, tornando-se com isso o game com o maior faturamento anual da história.

Porém, a preocupação da Netflix pode ser considerada apenas um dos lados de uma mesma moeda. Há algum tempo as editoras de games tem olhado para o calendário do serviço e do cinema antes de marcar a disponibilização de um grande lançamento, já que nenhum game gostaria de ver a atenção ser dividida entre ele e um novo Vingadores ou uma nova temporada de Stranger Things, por exemplo.

No caso específico da Netflix, o documento citado acima (e cujo PDF pode ser visto aqui) ainda divulgou alguns números de audiência e que servem para entendermos como o streaming de vídeos pode afetar a venda de jogos. Contando com cerca de 130 milhões de usuários, o serviço estima ocupar 10% do tempo que as pessoas passam diante da TV nos Estados Unidos, o que significa 100 milhões de horas de conteúdo entregues todos os dias.

Quanto aos maiores sucesso sucessos recentes presentes por lá, chama a atenção o desempenho do Bird Box, filme estrelado por Sandra Bullock e que só no primeiro mês foi assistido em 80 milhões de casas. Também merecem destaque as séries Você e Sex Education, que chegaram cada uma a mais de 40 milhões de lares. Vale citar apenas que para chegar a estes números a Netflix leva em consideração as contas que assistiram pelo menos 70% de um filme ou em se tratando de séries, 70% de ao menos um episódio.

E pensar que até outro dias discutíamos sobre os games estarem roubando a audiência de novelas ou programas de auditório.

Fonte: PCGamer.

relacionados


Comentários