Meio Bit » Hardware » Nexus, um paraquedas pra drones

Nexus, um paraquedas pra drones

O Nexus é um paraquedas pra drones, que pode tornar totalmente seguros os voos sobre aglomerações de pessoas

5 anos atrás

Já imaginou estar em um ambiente público, cercado de várias pessoas, e de repente, ter que desviar de um drone caindo lá do céu? Tudo bem que pode ser um cenário improvável, mas também é bem possível, se levarmos em conta a quantidade cada vez maior de drones por aí, muitos dele sem um piloto confiável por perto. Pra evitar que o céu um drone caia sobre nossas cabeças, a empresa Indemnis criou o Nexus, um sistema de paraquedas pra drones, que pode ser instalado no Inspire 2 da DJI.

Indemnis Nexus, um paraquedas para drones

O FAA (Federal Aviation Administration), que é o órgão que regula a aviação dos Estados Unidos, só permite que sejam feitos voos de drones sobre um local com muitas pessoas com algum dispositivo de segurança, e a aposta da Indemnis é que o Nexus seja a principal opção dos pilotos, que tem um funcionamento bem simples e não só protege os coitados dos incautos lá embaixo, mas também o investimento feito no próprio drone.

O paraquedas para drones Indemnis Nexus passou por vários testes para testar sua eficácia

Quando não está em uso, o Nexus não passa de um tubo discreto fixo em uma das hastes do drone. Caso seja detectado que o drone está em queda ou virado, ele é acionado, protegendo assim as pessoas que estejam passando por baixo do aparelho. O detalhe interessante é que quando o paraquedas é acionado, ele é arremessado por um tubo inflável para ficar bem longe das hélices do drone, o que é essencial para que o sistema funcione de forma adequada.

O sistema passou em 45 testes de funcionalidade feitos em cinco diferentes possibilidades de falha e obteve a certificação ASTM F3322-18 da ASTM (American Society for Testing and Materials). Os testes foram feitos no final do ano passado no aeroporto de Griffiss em Rome, Nova York.

Segundo o Tech Crunch, a Indemnis está vendendo um pacote para o DJI Inspire 2, mas pretende colocar no mercado kits para instalação no Matrice 200 e Matrice 600 até o fim do ano. Será que um dia teremos algo assim para os drones portáteis da DJI como o ótimo Mavic 2 Zoom? Quem sabe? Se bem que eles praticamente voam sozinhos, então acho que não seria preciso, a não ser que o piloto quisesse fazer uns voos sobre a praia no verão, ou quem sabe gravando um bloco de carnaval.

A verdade é que tem que ser muito ruim de controle pra derrubar um drone DJI, mas mesmo assim, existe o imponderável, então usar o sistema Nexus para voos feitos em cima de muitas pessoas é não só recomendável quanto necessário.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários