Meio Bit » Games » Epic Games anuncia sua loja de distribuição digital

Epic Games anuncia sua loja de distribuição digital

De olho no Steam, Epic também lançará uma loja de games e uma divisão de lucros mais justa com as desenvolvedoras promete ser o grande diferencial.

5 anos atrás

Com tantas empresas já tendo se arriscado por este ramo e poucas tendo conseguido algum sucesso, lançar uma loja de distribuição digital de jogos sempre parecerá uma aposta arriscada. Mesmo assim, a Epic Games é mais uma que parece não ter medo da concorrência, em espacial do Steam, e nos próximos dias ela nos dará mais uma opção de compra.

De acordo com o comunicado emitido pela companhia, por lá inicialmente encontraremos uma lista de jogos selecionados manualmente, com os títulos devendo ser acessados pelo mesmo aplicativo que hoje os jogadores usam para jogar o Fortnite. As compras no entanto poderão ser feitas também através do navegador e embora a princípio a ideia seja atender os usuários de Mac e Windows, o plano é expandir a loja para Android e outras plataformas ainda em 2019.

A Epic também afirma que caberá às desenvolvedoras administrar as páginas de suas criações e decidir se seus jogos contarão com algum sistema de DRM, mas o que promete chamar a atenção de muitos estúdios é a divisão dos lucros. Ao contrário do que temos no Steam, onde uma empresa fica com apenas 70% do valor da venda, na nova loja ela levará 88%, mesmo se o título for feito com a Unreal Engine.

Com esta medida a Epic parece dar uma resposta à Valve, que recentemente mudou a sua política de divisão de lucros e ao priorizar os jogos que vendem mais, desagradou profundamente os desenvolvedores independentes. Segundo Tim Sweeney, a proporção 70% / 30% até fazia sentido há mais de uma década, quando lojas como o Steam, Apple Store e Google Play surgiram, mas com o faturamento que elas possuem hoje, não há a necessidade continuarem abocanhando tanto.

Com a loja a Epic também pretende facilitar a maneira como as empresas conversarão com o seu público. Segundo eles, hoje boa parte dos usuários recorrem ao Reddit ou várias redes sociais para fazer isso, mas na nova loja haverá um canal de contato direto, algo parecido com um sistema de tickets, mas com o cuidado de evitar comportamentos tóxicos.

Já para os criadores de conteúdo (Youtube, Twitch, cosplayers, blogueiros, etc), haverá a possibilidade das editoras e desenvolvedoras dividirem parte do lucro com essas pessoas, com a Epic bancando 5% desse valor pelos primeiros 24 meses.

Mas e para os consumidores, qual será a vantagem de comprar na loja da Epic? Bom, além de sabermos que uma parte maior do valor que pagamos está indo direto para a desenvolvedora, o que no caso dos indies é bem interessante, há a promessa de que diversos jogos serão dados a todos que possuírem uma conta por lá.

Contudo, ainda acho que a concorrência sempre deve ser considerada bem vinda e por mais que eu adore ter os meus jogos em um mesmo lugar, acredito que essa investida da Epic tem tudo para tornar o PC um lugar ainda melhor para jogar. Eu só espero que no caso do sucesso vir, com isso a criadora de séries como Gears of Wars e Unreal não siga outro exemplo da Valve e também deixe o desenvolvimento de games de lado.

relacionados


Comentários