Meio Bit » Games » CCP games interrompe desenvolvimento do Project Nova

CCP games interrompe desenvolvimento do Project Nova

Poucos meses após dizer que o Project Nova seguia em pleno desenvolvimento, CCP Games anuncia que o projeto precisará voltar para a prancheta.

5 anos atrás

Os erros cometidos pelos outros costumam ser a maneira mais fácil (e indolor) de aprendermos, mas e quando não somos capazes de tirar lições dos equívocos que nós mesmos cometemos? Pois pelo jeito, a CCP Games é uma empresa que não tem sido capaz de fazer isso muito bem.

Depois de se arriscar pelo campo dos jogos de tiro em primeira pessoa com o Dust 514 e não conseguir ir muito longe, a desenvolvedora islandesa continuou acreditando que apostar em alternativas para o universo EVE seria uma boa. Veio então o Eve: Valkyrie, jogo para realidade virtual cujo desempenho foi tão decepcionante que ajudou a empresa a desistir da tecnologia.

Restava portanto o Project Nova, título que serviria como um sucessor espiritual para aquele lançado para o PlayStation 3 e que apesar da CCP ter dito ainda este ano que o seu desenvolvimento seguia a todo vapor, agora sabemos que a situação mudou completamente. Através de uma nota no site oficial, eles disseram:

Ao longo do curso de desenvolvimento do Project Nova nós conduzimos várias pesquisas de jogadores com parceiros externos, incansáveis testes internos de jogo e trouxemos apoiadores da comunidade para nos ajudar a avaliar o projeto. Agora, após levar em consideração toda essa pesquisa e feedback, percebemos que a experiência de jogabilidade na forma atual não corresponde à nossa visão original e pode não alcançar o nosso ambicioso objetivo para este projeto. Como resultado, não seguiremos com o [período] Alpha por convite até novo aviso.

Esperamos que vocês entendam que precisamos dar um passo atrás e voltar para a prancheta, onde passaremos mais tempo tentando descobrir como esse trabalho árduo poderá ser traduzido em algo melhor e mais significativo ao universo EVE. Nos mantermos fiéis à nossa visão de futuro para o Project Nova em conexão com o EVE é essencial.

Ou seja, basicamente eles admitiram que o jogo estava ficando uma porcaria, mas deixaram claro que o projeto não foi cancelado, apenas precisará passar por profundas mudanças para conseguir alcançar o nível que eles julgam necessário para fazer algum sucesso.

O que não consigo entender muito bem é essa insistência do estúdio em tentar diversificar a experiência do EVE. Sim, conquistar um público mais amplo é sempre um bom negócio e usar os FPSs para isso nunca poderá ser considerada uma má ideia, mas depois de tantas tentativas e insucessos, será que não está na hora deles perceberem que talvez não levem “jeito para a coisa”?

Dentre os fãs do EVE Online tem sido fácil encontrar aqueles que acreditam que o melhor seria a CCP investir mais no MMO, aproveitando melhor todo esse dinheiro que tem sido gasto na criação de outros jogos que nunca atingem o nível necessário. Acho difícil fazer tal avaliação olhando aqui de fora, mas mesmo acreditando que erros e acertos sejam comuns na indústria de games, penso que já está na hora dos islandeses mostrarem que não são uma banda de apenas um sucesso.

Fonte: VG247.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários