Home » Mobile » Patente da LG mostra smartphone com 16 câmeras

Patente da LG mostra smartphone com 16 câmeras

Patente da LG mostra um smartphone equipado com 16 câmeras pra gravar diferentes ângulos de fotos ou vídeos

51 semanas atrás

A LG Eletronics pediu uma patente para um smartphone com impressionantes 16 câmeras, capazes de capturar diferentes ângulos de cada foto ou vídeo. Com um simples clique, o fotógrafo amador tiraria não apenas uma foto, e sim uma animação 3D, perfeita pra ser compartilhada nas redes sociais. O usuário também poderia escolher a visão de uma lente específica pra cada foto que for tirada, e assim ter literalmente sempre o seu melhor ângulo à disposição.

Patente da LG mostra um smartphone com 16 câmeras para fazer animações em 3D a cada clique Montagem: Nick Ellis pro Meio Bit.

Como acontece com qualquer patente, não existe nenhuma garantia de que o projeto será posto em ação, mas mesmo assim, achei que valia mostrar pra vocês. Como não temos uma imagem de como ficaria esta aberração esse smartphone, afinal estamos falando de uma simples patente, fiz duas montagens no Photoshop, a primeira pra mostrar como ficariam as lentes, e a outra pra mostrar a bizarrice que seria um smartphone com todas essas câmeras instaladas.

Patente da LG mostra um smartphone com 16 câmeras para fazer animações em 3D a cada clique Montagem: Nick Ellis pro Meio Bit.

Claro que estamos falando apenas de uma patente, e se o designer for seguir o exemplo do meu mockup, certamente ficaria algo extremamente feio e grotesco, mas a ideia em si até que tem potencial. Um alento é que não ficaria tão feio quanto na imagem acima, que é só uma brincadeira, a imagem da patente na verdade está mais próxima da abaixo.

Patente da LG mostra um smartphone com 16 câmeras para fazer animações em 3D a cada clique Montagem: Nick Ellis pro Meio Bit.

A patente também prevê o uso de um espelho pra tirar selfies com as 16 câmeras, e só mesmo gostando muito de selfies pra isso fazer algum sentido,  mas falando sinceramente, conheço algumas pessoas que perderiam horas escolhendo o melhor ângulo de cada parte do rosto pra sair melhor na foto.

A patente não cobre apenas o posicionamento e uso das 16 lentes em si, mas também a futura interface que poderá ser usada pra fazer alterações significativas nas imagens após sua captura. Um aparelho equipado com esse conjunto de câmeras seria capaz de uns truques bem malucos e outros até bizarros, como recortar partes de uma foto pra fazer as alterações apenas nelas, e assim trocar os ângulos de alguns detalhes da cena ou das pessoas da foto.

Imagens da patente do smartphone com 16 câmeras da LG Depois da foto já ter sido tirada, seria possível escolher não só o ângulo da pessoa, se ela quiser ser retratada mais de cima ou mais de baixo, mas também até mesmo mudar o ângulo de apenas uma parte da imagem, deixando o corpo inteiro em uma posição, e o rosto em outra.

Imagens da patente do smartphone com 16 câmeras da LG

Também seria possível trocar a cabeça de uma pessoa pela outra, e o aparelho usaria inteligência artificial e as imagens de todas as câmeras pra fazer com que a junção com o resto da foto ficasse perfeita. Esse smartphone com 16 câmeras da LG seria praticamente um Photoshop de bolso, algo que algo que os soviéticos certamente adorariam ter ao seu dispor pra quando Stalin resolvesse trocar de amigos, uma arte que aliás eles continuaram desenvolvendo até pelo menos 21 anos atrás.

Pra não dizerem que a LG andou copiando concorrentes, vale notar que o pedido dessa patente foi feito em 2014. Indo até bem antes disso, esse artigo do site holandês LetsGoDigital lembrou do LG Optimus 3D, que usava suas duas câmeras para tirar imagens em 3D, e que eu testei muitos anos atrás. Pois bem, essa patente pra um smartphone com 16 lentes nada mais é do que uma evolução da tecnologia lançada com aquele velho aparelho.

Clique aqui para ver a patente da LG Electronics.

relacionados


Comentários