Meio Bit » Games » PC Classic, um console em miniatura que roda games clássicos

PC Classic, um console em miniatura que roda games clássicos

O PC Classic é um console em miniatura feito pra rodar jogos como Doom e Quake 2, inspirado no sucesso dos mini consoles da Nintendo.

5 anos atrás

O PC Classic é um mini console com jogos dos tempos do DOS, com uma clara inspiração no NES Classic Edition e seu sucessor SNES Classic Edition da Nintendo, que fizeram muito sucesso nos últimos anos. Seu design lembra um velho gabinete de PC bege, com apenas um slot para um cartão de memória e duas entradas USB na parte da frente, onde são conectados os gamepads ou joysticks. Todos os jogos serão licenciados, sem nenhuma pirataria envolvida.

Protótipo do PC Classic.

Os consoles em miniatura estão fazendo muito sucesso nos últimos anos e viraram uma verdadeira tendência de mercado, tanto que nesse ano, seguindo os passos da pioneira Nintendo, a Sega lançou seu Mega Drive Mini e até a Sony resolveu entrar na brincadeira com o Playstation Classic, que está chegando em tempo pra ser vendido no Natal, mesmo sem contar com vários jogos clássicos por motivos contratuais.

A questão de quais jogos estarão disponíveis é potencialmente o calcanhar de Aquiles do PC Classic, mas seus criadores garantem que ele será lançado com uns 30 jogos, e que também vai ser possível comprar novos jogos depois, sem entrar em maiores detalhes da logística disso, nem mostrar uma lista de quais serão os jogos. No site da empresa Unit-E, é dito que “a meta é oferecer todos os jogos que definiram a experiência de games no PC nos anos 80 e 90,” mas será que isso é remotamente possível?

A pequena empresa de apenas 5 empregados tem a experiência de ter criado jogos arcade como o World's Fastest Drummer e o Neon FM, para o qual licenciou centenas de músicas, o que eles usam como garantia de que conseguirão licenciar muitos jogos para o mini console, assim como as colaborações (e/ou licenciamentos) que já fizeram com empresas como Apogee, Sega, Namco e Andamiro. É, acho que dá pra ficar animado com o poder de negociação dos caras.

Doom rodando no protótipo do PC Classic.

De qualquer forma, por enquanto, o que temos de mais concreto mesmo são os jogos que foram mostrados no vídeo de apresentação do protótipo do PC Classic, e que muito provavelmente estarão presentes no pequeno console quando ele for lançado: Jill of the Jungle, Commander Keen 4, Doom e Quake 2.

Curioso é que no protótipo mostrado no vídeo, o jogo não está carregado na memória, e sim no cartão microSD, mas pode ser que isso seja apenas para os jogos novos, pois certamente não fará o menor sentido vender o mini console com mais de 30 cartões.

Além do gamepad ou joystick, todos os jogos poderão ser jogados com teclado ou mouse, se o usuário preferir, e a empresa diz que está pensando até em oferecer um mini mouse e um mini teclado para acompanhar o produto, além de outros periféricos. Tudo isso é claro depende do sucesso da campanha de crowdfunding do PC Classic, que deve ser lançada em dezembro.

Como os jogos de antigamente estão cada vez mais acessíveis, e hoje em dia podem até ser jogados por toda uma nova geração no Switch pra quem tem o serviço online pago da Nintendo (usando até um gamepad NES Classic se ele quiser), eu acredito que o PC Classic tem tudo pra encontrar o seu nicho e atingir suas metas, e desde já torço por isto.

Fizemos o pedido de uma unidade para testes, e caso eles nos mandem, faremos um review completo aqui no MB Games.

O PC Classic deve custar US$ 99 em uma versão com um gamepad, disponível nessa nostálgica versão em bege e também em outra cor, que ainda vai ser anunciada.

Para os leitores que tiverem achado ele caro, e quiserem tentar fazer algo parecido em casa, o PC Classic é um Raspberry Pi rodando DOSBox, mas os menus personalizados da Unit-E não estarão disponíveis.

Saiba mais sobre o PC Classic no site da Unit-E.

Clique abaixo para ver o vídeo de apresentação.

relacionados


Comentários