Meio Bit » Hardware » Mavic 2 Enterprise tem acessórios como holofote e alto-falante, além de proteção com senha

Mavic 2 Enterprise tem acessórios como holofote e alto-falante, além de proteção com senha

O Mavic 2 Enterprise da DJI conta com acessórios pra voos noturnos e resgates como holofotes e alto-falante, além de proteção com senha pra suas fotos e vídeos.

5 anos e meio atrás

A linha Mavic 2 ganhou hoje um novo integrante, o Mavic 2 Enterprise, que apesar do nome, nada tem a ver com Star Trek, ele é um drone criado para uso comercial, que oferece para empresas uma maior segurança no controle das fotos e vídeos gravados com ele, além de acessórios modulares como um holofote, um alto-falante e um farol anti-colisão, todos focados em aumentar a segurança e a efetividade dos voos e missões noturnas.

M2E Holofote, acessório do Mavic 2 Enterprise

Por fora, ele é igual ao Mavic 2 Zoom, tirando os detalhes em vermelho, ao invés do prateado, e por dentro ele tem o mesmo zoom óptico de 2x ou digital de 3x. Basicamente, o Enterprise (desculpa, mas pra mim é inevitável chamá-lo assim) é um Mavic 2 Zoom com o mesmo formato dobrável e portátil, mas com alguns truques na manga, os acessórios criados sob medida pra serem usados por empresas ou organizações.

A proposta é que ele possa fazer a diferença fazendo resgates, inspeções, combatendo a incêndios ou até ajudando a aplicar a lei, quase como se fosse um Robocop com hélices (ok, isso ainda não).

Acessórios do Mavic 2 Enterprise

O maior destaque do Mavic 2 Enterprise são mesmo os seus acessórios, então quero falar mais sobre cada um deles. Vamos começar pelo holofote M2E, que na verdade são dois holofotes, que juntos oferecem uma luminosidade de 2400 lumens, algo bastante útil em inspeções, resgates, buscas ou outras missões noturnas.

M2E Alto-falante, acessório do Mavic 2 Enterprise

O alto-falante M2E tem projeção de 100 decibéis a 1 metro de distância, e até 10 mensagens previamente gravadas. Ele foi feito pra ser usado em situações de resgate e salvamento, nas quais a comunicação com a pessoa sendo resgatada ou salva pode fazer toda a diferença. Ele também pode ser usado para aplicar a lei.

Como o nome diz, o farol M2E funciona como uma luz estroboscópica anti-colisão, visível a até 4,8 km de distância, ajudando na segurança dos voos noturnos. Este acessório segue os padrões da FAA (Federal Aviation Administration), que é o órgão regulador da aviação nos Estados Unidos. O drone também é compatível com o DJI AirSense, um sistema que monitora sinais ADS-B emitidos por aviões e helicópteros que estejam voando nas proximidades para que ele não corra nenhum risco.

O curioso é que o Mavic 2 Enterprise deixa de lado o DJI Go por um app exclusivo, o DJI Pilot, que segundo a DJI foi feito especificamente para o Mavic 2 Enterprise. O pessoal do TI também vai gostar de saber que o novo drone é compatível com o app DJI FlightHub, que roda no Windows e é perfeito para organizar as operações aéreas de uma empresa.

No app, é possível ver todos os dados de telemetria de cada drone envolvido na operação, ou até mesmo as transmissões das suas câmeras. O FlightHub pode ser usado com frotas de até 5 drones nas versões básica e avançada, ou ainda mais aparelhos (na versão empresarial).

Outro detalhe interessante é que o drone faz a marcação de localização e tempo de todas as imagens produzidas, algo importante para inspeções, por exemplo. A DJI postou um vídeo mostrando como a American Airlines está usando o Mavic 2 Enterprise para agilizar as inspeções em seus aviões nos hangares de manutenção.

Ainda faltou falar sobre a maior segurança das fotos e vídeos produzidas com o novo drone empresarial da DJI. Bem, o SSD integrado de 24 GB do Mavic 2 Enterprise é protegido por uma senha, que fica vinculada ao controle remoto do drone, e assim todos os dados só poderão ser acessados com ela, assim como o próprio drone, é claro.

Nas empolgadas palavras do CEO da DJI, Roger Luo: “o Mavic 2 Enterprise é o drone comercial mais ágil do mundo, tendo sido criado para atender às necessidades operacionais de nossos parceiros industriais, assim como às das empresas que só agora buscam pelos benefícios da tecnologia de drones. O hardware e software da DJI estabelecem o padrão em se tratando de inovação aérea ao redor do mundo, sendo o Mavic 2 Enterprise a ferramenta mais compacta, poderosa, confiável e segura para ajudar profissionais a integrar drones em suas operações”.

Parece puro papo de marqueteiro, né? Pois é, mas como já conheço os produtos da DJI e estou testando o Mavic 2 Zoom há mais de um mês, posso dizer que ele não está exagerando, e nem um pouco. Gosto da integração de hardware e software que a DJI consegue em seus drones, e com este produto, acho que eles podem atingir um novo público, além de ajudar (ou possivelmente até salvar) muita gente.

O Mavic 2 Enterprise é vendido em um bundle com os três acessórios por US$ 2000, e o kit Fly More custa US$ 419 (preços no exterior). Saiba mais sobre o Mavic 2 Enterprise na DJI.

Clique abaixo para ver o vídeo de demonstração.

Veja o vídeo do Mavic 2 Enterprise sendo usado pela American Airlines.

Leia também aqui no MB minha resenha sobre o Mavic Air.

relacionados


Comentários