Meio Bit » Filmes e séries » Snap Originals – Snap Inc. apresenta suas séries originais com portais para interação

Snap Originals – Snap Inc. apresenta suas séries originais com portais para interação

A Snap Inc. apresentou os Snap Originals, séries originais de ficção ou documentais criadas especialmente para passar dentro da aba Discovery do Snapchat.

5 anos e meio atrás

Depois de mais um ano conturbado, a Snap Inc. apresentou ontem mais uma tentativa de salvar o Snapchat, tornando-o mais relevante para o público jovem, as Snap Originals, séries originais criadas no formato vertical, com as quais o usuário pode até mesmo a interagir em determinadas cenas, através dos Snap Portals. As séries também ganharam lentes temáticas que podem ser usadas no Snapchat.


Os programas são bem curtos, cada um com cerca de apenas 5 minutos, e terão novos episódios lançados todos os dias (pelo menos durante a temporada). O lançamento mostra que a Snap Inc. continua buscando formas de tornar seu app mais acessado atraindo um público mais novo, depois de colocar jogos em AR em suas lentes e filtrosabrir sua API para desenvolvedores.

Sim, o Instagram também tentou algo parecido com canais produzidos pelos usuários, o IGTV, a diferença é que os Snap Originals são séries em sua maioria roteirizadas, ou pelo menos aparentemente mais bem produzidas do que as feitas por produtores de conteúdo independentes.

Foram lançados inicialmente três programas originais, Co-Ed, Class of Lies e Endless Summer, todos já disponíveis na aba Discovery do Snapchat. Class of Lies é uma história de suspense passada em uma escola, na qual duas amigas que tem um podcast sobre crimes reais resolvem investigar assassinatos que aconteceram em sua escola. A série é uma criação de Tessa Leigh Williams, uma das roteiristas de Riverdale.

Co-Ed é uma comédia assinada pelos irmãos Jay e Mark Duplass, mais conhecidos pelos documentários Gênio Diabólico (Evil Genius) e Wild Wild Country (que podem ser assistidos na Netflix), e que recentemente criaram a série Room 104 para a HBO, na qual todos os episódios são passados dentro de um quarto de hotel em Nova York.

A série Endless Summer é diferente das demais, já que é um documentário que acompanha a vida de uma youtuber, seu namorado e suas amigas (a maioria autodenominadas de influenciadoras digitais), e parece uma espécie de Malhação na vertical, deixando claro que eu definitivamente não sou seu público alvo.

Essa série documental é produzida pela Bunim/Murray Productions, famosa pela série Keeping Up with the Kardashians, que recentemente criou Bill Nye Saves the World para a Netflix. É curioso pois os personagens de Endless Summer falam bastante sobre o YouTube, o que não deixa de ser uma maneira para atrair o público de lá.

Todo mundo sabe que o rival a ser batido pelo Snapchat é o Facebook, mas não custa tentar roubar o público do YT também, já que ele a cada dia aumenta mais. Como a protagonista da série Summer McKeen tem mais de 1 milhão e 782 mil inscritos em seu canal no YT, a estratégia da Snap Inc. faz mesmo sentido.

Snap Originals, novas séries da Snap Inc.

É claro que três séries sozinhas não fazem um verão, então elas são apenas o começo. No dia 22 deste mês, teremos outras séries Snap Originals estreando, com The Dead Girls Detective Agency e Vivian. No dia 28, é a vez da série de terror V/H/S. Vale lembrar que o filme V/H/S fez até mesmo um espectador passar mal quando passou nos cinemas em Sundance muitos anos atrás, então essa experiência promete assustar (e possivelmente até fazer passar mal) muita gente.

Não sei quanto a vocês, mas pelo menos pra mim, essa última série me parece uma das mais promissoras do pacote. Só não digo que é a única que achei interessante, pois também acho que The Dead Girls Detective Agency tem potencial, por ter sido inspirada no elogiado livro de Suzy Cox, que inclusive já ganhou uma continuação.

Segundo informações do Tubefilter, além das seis séries anunciadas, a Snap Inc. também encomendou mais outras seis, que ainda não tem data de lançamento prevista, Bref, Bringing Up Bhadie, Growing Up Is A Drag, Stunt Brothers, Deep Creek e VanLife, mas isso fica pra outro post, quando tivermos mais detalhes sobre elas.

E os tais Snap Portals? Pois é, todas as séries terão seus próprios portais, para os usuários poderem entrar em suas cenas mais importantes, usando um conhecido formato do Snap que permite entrar em outro ambiente através de uma porta virtual.

Snap Originals, Snap Portal da série Endless Summer

Ao Fast Company, o diretor de conteúdo da Snap, Sean Mills, disse que quer usar os portais como uma forma integral de ver o conteúdo, e não apenas como uma promoção das séries. No momento, os usuários podem experimentar entrar em um portal de Endless Summer, e ver alguns detalhes sobre os personagens, ou entrar no quarto das protagonistas de Class of Lies e descobrir algumas pistas espalhadas por lá. Tirei uns printscreens pra vocês verem como é. Parece rudimentar e primitivo, mas também tem seu potencial, vamos ver o que eles conseguem fazer com o formato.

Snap Originals, Snap Portal da série Class of Lies

Estes não são os primeiros conteúdos originais criados para o Snapchat Discovery, já que muitos canais têm parcerias com a Snap Inc. para criar conteúdo diário na plataforma, mas certamente marcam uma nova fase para a empresa e pro app. Agora a bola está com Zuck, que certamente deve lançar algo parecido no Instagram nos próximos meses.

Não sei se os espectadores terão paciência para assistir séries originais em um formato tão diferente, mas como disse acima, estou longe de ser o público que a Snap Inc. quer atingir, por isso eu realmente não sou mesmo o mais indicado pra apostar se a novidade vai dar certo ou não. De qualquer maneira, mesmo que não alcance seus objetivos e uma grande audiência, pelo menos a empresa está tentando trilhar um caminho diferente, o que pra mim é sempre válido.

Saiba mais sobre as séries Snap Originals no site da Snap Inc.

Clique abaixo para ver um vídeo.

relacionados


Comentários