Meio Bit » Games » Microsoft estaria perto de comprar a Obsidian Entertainment

Microsoft estaria perto de comprar a Obsidian Entertainment

Fontes anônimas dizem a site que a Microsoft está prestes a comprar a Obsidian Entertainment, estúdio que nos últimos 15 anos nos presentou com ótimos RPGs.

5 anos e meio atrás

Em junho passado a Microsoft surpreendeu muita gente ao anunciar, de uma só vez, que estava adicionando cinco estúdios ao seu portfólio. Dentre eles o maior destaque obviamente era a Ninja Theory, mas de acordo com um artigo publicado pelo Kotaku, tudo indica que a empresa ainda tem uma carta escondida na manga.

Alegando ter obtido a informação junto a três fontes anônimas, o site diz que em breve deverá ser oficializada a compra da Obsidian Entertainment por parte da Microsoft e para mostrar o quão avançadas estão as negociações, o texto diz que uma das pessoas garantiu se tratar apenas de uma questão de tempo até o acordo ser fechado, enquanto outra o descreveu como em 90% concluído.

Caso o rumor seja confirmado, este será o fim de uma independência que durou pelos últimos 15 anos, período em que o estúdio passou a ser um dos mais respeitados quando se trata de RPGs. O motivo para eles ganharem tanta notoriedade foi o lançamento de vários ótimos jogos, como o Star Wars: Knights of the Old Republic II, Neverwinter Nights 2, Fallout: New Vegas, e mais recentemente o Tyranny e os dois Pillars of Eternity.

Mas por se tratar de uma desenvolvedora com um histórico tão bom, alguns poderão questionar o motivo para eles estarem aceitando fazer parte de outra empresa e a explicação estaria justamente no passado. Até conseguir o financiamento coletivo do primeiro Pillars of Eternity e depois ver o título se tornar um sucesso comercial, a Obsidian vinha passando por problemas financeiros e seria compreensível eles estarem buscando a segurança fornecida por um gigante.

O que chama a atenção no entanto é o fato de que se um dia o estúdio esteve perto de fechar, um dos principais responsáveis por isso teria sido a própria Microsoft. O caso aconteceu em 2012, quando a fabricante do Xbox One decidiu cancelar um jogo chamado Stormlands e que estava sendo criado pela Obsidian Entertainment. Foi ali que eles decidiram recorrer ao Kickstarter e com o ótimo trabalho realizado nos projetos que se seguiram, garantir alguns trocados no cofre.

O grande temor no entanto é saber como a Microsoft cuidará do futuro não só da Obsidian, mas de todos os estúdios que hoje lhe pertencem. O que nos dá um pouco de esperança é ver como a divisão de games da empresa tem mudado nos últimos anos e isso fica evidente na própria tentativa de garantir alguns exclusivos.

Por enquanto, nos resta esperar para saber se essa história é real, mas se for, acredito que a Microsoft fará uma compra e tanto.

Fonte: GameInformer.

relacionados


Comentários