Meio Bit » Games » FromSoftware e a dificuldade em vender jogos de mechs no ocidente

FromSoftware e a dificuldade em vender jogos de mechs no ocidente

Após vários anos sem lançar um novo Armored Core, a FromSoftware reflete sobre o motivo para os jogos de mechs não fazerem tanto sucesso no ocidente.

6 anos atrás

Bem antes de conquistar o mundo com a série Dark Souls, a FromSoftware já era admirada por muitos jogadores por uma franquia com temática bem diferente, a Armored Core. Nascida em 1997 no primeiro PlayStation, no jogo tínhamos que participar de perigosas batalhas a bordo de um mech e embora ela tenha feito muito sucesso no Japão, nunca conseguiu o mesmo desempenho no ocidente.

A grande dúvida é porque esse fenômeno acontece e como em breve receberemos uma remasterização do Metal Wolf Chaos, título que saiu há quase 15 anos para o Xbox e que embora não faça parte da série Armored Core, também se trata de um jogo com robôs gigantes, o produtor Masanori Takeuchi deu a sua opinião:

Esse é um tema no qual, como um criador de jogos, tenho pensado bastante ao longo dos anos.Conversei com muitas pessoas, fiz muitas perguntas e o meu ponto de vista é que, no Japão, nos animes de robôs, o público percebe os robôs como personagens, quase da mesma maneira como as pessoas nas séries. Então muitos jogos de mechs são criados com o conceito de que os robôs são tão personagens quanto os pilotos ou alguns outros seres humanos.

 

Mas no ocidente sinto que os robôs são vistos como uma ferramenta, são uma extensão de uma máquina. Portanto eles não são um personagem, são apenas algo que você controla ou algo que você pilota. Então, um jogo japonês de mech talvez pareça estranho para o público ocidental jogar. Talvez exista algum tipo de lacuna na mentalidade.

Levando isso em consideração, a FromSoftware até chegou a desenvolver o Chromehounds, um jogo de mechs focado  em conquistar o público de cá e que foi lançando em 2006 exclusivamente para o Xbox 360. Porém, o desempenho comercial daquele título não foi bom, fazendo com que o estúdio continuasse tentando entender o que acontecia.

Após mais algum tempo de reflexão, o game designer chegou à conclusão de que era preciso acabar com o conceito de jogos feitos para ocidentais ou orientais. Para ele, as pessoas querem uma experiência que só pode ser encontrada naquela título específico e isso ficou claro com a série Dark Souls. Ou seja, para que um jogo de mech faça sucesso no ocidente, eles não precisam mirar neste público, mas desenvolver algo que seja tão original  que acabe atraindo a atenção desses jogadores.

Apesar de um novo Armored Core estar em produção há alguns anos, infelizmente não temos maiores detalhes sobre o projeto e a expectativa é para que  quando esse jogo finalmente chegar ao mercado, que as palavras de Masanori Takeuchi tenham sido ouvidas e principalmente, implementadas corretamente.

Fonte: IGN.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários