Nick Ellis 5 anos atrás
Foto: Justin Sullivan (Getty Images)
No meio do combate ao incêndio Mendocino Complex na Califórnia, o Corpo de Bombeiros de Santa Clara teve a velocidade do seu plano ilimitado de internet da Verizon capada para 200 kb/s ou 600 kb/s, depois de usar toda a sua franquia de 25 GB.
A Verizon pediu desculpas aos bombeiros, não por vender um plano como ilimitado que por algum motivo conta com um limite de dados, e sim por ter falhado em sua política de não aplicar redução de velocidade quando for uma situação de emergência, como claramente foi o caso. O incêndio Mendocino Complex, que na verdade é a união de dois incêndios menores, já queimou uma área de mais de 1.661 km².
O Ars Technica tem todos os emails trocados entre os bombeiros e um funcionário da Verizon e a coisa é bem surreal, o cara fica tentando vender um plano mais caro para voltar a velocidade da conexão ao normal, sem se sensibilizar com nenhum argumento.
Os bombeiros garantem que o corte de velocidade atrapalhou seu trabalho em um momento de crise, e a Verizon é reincidente nesta, pois não foi a primeira vez que a empresa reduziu a velocidade do departamento no meio de um combate a um grande incêndio, outro caso aconteceu em dezembro do ano passado. Após o ocorrido, a Verizon garantiu que teria passado o plano dos bombeiros de Santa Clara para realmente ilimitado, mas pelo visto, não era bem assim.
O departamento de bombeiros colocou a culpa no fim da neutralidade da rede, mas a Verizon garante que o caso não tem relação nenhuma com isso. Por conta do outro caso, a prefeitura de Santa Clara e a agência de proteção contra incêndios da cidade já tinham entrado na justiça contra a FCC (Federal Communications Commission) por ter rejeitado a neutralidade, e acredita que esse seja o exemplo perfeito de tudo que pode dar errado, com os provedores reduzindo a velocidade por interesses econômicos.
Tudo bem que eles não usam jetpacks como os de Dubai, mas os bombeiros de Santa Clara estão fazendo seu trabalho seriamente, e não merecem ter que passar por esse tipo de coisa. Fica a torcida para que eles consigam apagar todos os incêndios sem ter que lidar com a ganância da Verizon.