Emanuel Laguna 4 anos e meio atrás
A Nintendo começou bem o trimestre, ao menos no segundo maior mercado de games do mundo. Se em junho os mini-consoles SNES e NES Classic fizeram a festa nos Estados Unidos, no período de 08 de julho a 04 de agosto quem reinou foi ele, o Nintendo Switch.
Sobre Octopath Traveler: graças à instabilidade da nossa moeda perante o dólar, vou esperar por uma promoção na eShop…
O console híbrido conseguiu liderar, nos EUA, as vendas em 7 dos 17 meses em que ele está disponível no mercado. Desta vez, o Switch não só vendeu mais unidades que o segundo colocado como também arrecadou mais que o PlayStation 4. Sim, aquele console que possui um modelo de 400 dólares. Vitória dupla da Nintendo em julho nos Estados Unidos.
E é bom ressaltar que foi o melhor mês de julho para a Nintendo desde 2009: juntando os mini-consoles com a família 3DS mais o Switch, a japonesa vendeu mais unidades que na época áurea do velho Wii e DS, considerando apenas os meses de julho ou períodos equivalentes. Foram quatro semanas de apuração em 2018, vale lembrar.
US NPD HW - Unit sales of Nintendo hardware in July 2018 reached its highest point for a July month since 2009.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) 22 de agosto de 2018
Nesses 28 dias apurados o Switch foi a única plataforma a mostrar crescimento na arrecadação de software. Comparando com o período equivalente em 2017, as vendas das cópias físicas de jogos para o console híbrido arrecadaram 70% a mais. Esse dado é bem interessante, tendo em vista que a Nintendo não compartilha com o NPD Group quaisquer dados de vendas digitais da eShop.
Mesmo escondendo boa parte dos números das vendas digitais a Nintendo seguiu bastante forte, com quatro consoles vendendo muito bem no mercado norte-americano e abocanhando cinco lugares do Top 10 de software, mas isso não quer dizer que a Sony e a Microsoft estejam indo mal: o mercado de hardware no principal mês das férias de verão teve crescimento de 21% na arrecadação em comparação com o período equivalente em 2017.
Os consumidores nos EUA também gastaram 60% a mais em hardware Xbox One que em julho de 2017 e o PS4 ainda detém o título de console mais vendido de 2018. Aliás, considerando os sete meses acumulados do presente ano, a arrecadação acumulada é a melhor desde 2011.
Fontes: IGN US e Venture Beat.
Leia também: