Emanuel Laguna 5 anos atrás
O ano é 1995, quando o NPD Group começou as pesquisas sobre vendas de games no varejo dos Estados Unidos. Seria o mesmo ano no qual o NES seria descontinuado naquele mercado.
Pois bem, o NPD Group nunca viu o console de 8 bits liderando as vendas nos EUA. E foi justamente o que aconteceu em junho, mais especificamente no período entre 03 de junho a 07 de julho.
Devo ser o único maluco que gosta de jogar SNES com o controle do GameCube (crédito: Instagram)
Tá, ok, que o atual NES Classic Edition não é exatamente o mesmo produto que aquele vendido em 1995, mas foi um excelente desempenho comercial. E sabe de uma coisa? Coloco a culpa no marketing de escassez.
Nos Estados Unidos o mini NES desapareceu das prateleiras em 2016/2017… e retornou dia 29 de junho na civilização (crédito: GameSpot)
Isso mesmo: a Nintendo encerrou prematuramente a produção do mini-console, no início de 2017, para tornar o produto artificialmente raro e agora poder relançá-lo em toda a sua glória. Tudo bem que nesse meio tempo tivemos o SNES Classic, que ainda está presente no mercado, mas convenhamos que o relançamento do NES Classic só teve esse sucesso todo por conta do histórico de escassez.
Em termos mundiais, o relançamento do NES Classic vendeu 1,26 milhão de unidades em apenas dois dias. Como o censo do NPD Group abrangeu nove dias de vendas desse produto nos EUA, o tio Laguna pode até arriscar a dizer que o NES Classic vendeu muito próximo de um milhão de unidades apenas naquele mercado.
US NPD HW - The NES Classic was June 2018's highest unit-selling hardware platform, while the PlayStation 4 led the market in dollar sales. This is the first time a Nintendo Entertainment System console has led in monthly unit sales since NPD tracking began in 1995.
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) 1 de agosto de 2018
Agora vem a parte que interessa, o dinheiro: se o NES Classic custa US$ 60 (por volta de 400 reais ou mais, ano instável, de eleições, sabe como é), então embora tenha vendido bem a arrecadação acabou por ficar longe do segundo e terceiro colocados nas vendas. PlayStation 4 e Nintendo Switch arrecadaram bem mais que o NES Classic mesmo eles somados tendo vendido bem menos unidades no período.
Detalhe que todos os grandes consoles tiveram promoções e descontos no mês de junho nos EUA. Exemplo: um Xbox One com 500 GB era vendido por meros US$ 199 naquele mês. Falando em Xbox One, mesmo sendo o menos vendido da atual geração em junho (me perdoa, Mil Grau), o console da Microsoft conseguiu desovar no varejo norte-americano mais de 250 mil unidades durante o período analisado. O número é uma estimativa baseada em cálculos cujos dados originais vieram de vazamentos anteriores, visto que o NPD Group esconde os números exatos.
Fonte: Venture Beat via Engadget e Nintendo Life.
Leia também: