Meio Bit » Engenharia » Los Angeles imita Total Recall com 66 anos de antecedência

Los Angeles imita Total Recall com 66 anos de antecedência

O metrô de Los Angeles vai tornar real algo tirado direto da ficção científica: scanners monitorando os passageiros à procura de armas e explosivos mesmo escondidos debaixo das roupas. Agora o Quaid não escapa!

6 anos atrás

Em uma das muitas cenas legais do excelente Total Recall (não pergunte qual, assim como Highlander só pode haver um) Arnoldinho Sopa de Letra está fugindo dos caras malvados quando entra no metrô. Ele passa diante de uma tela de Raios-X onde funcionários esquadrinhos os passageiros à procura de armas e outras coisas ilegais, e como está maquinado, a danada da tela apita, é uma cena bem legal, veja: 

O mais legal dessa cena é que é do longínquo ano de 1990, quando computação gráfica ainda era feita com salas cheias de chineses e calculadoras, e a renderização final exigia 1,7 tonelada de carvão por frame.

Quanto à tecnologia, foi prevista no filme para 2084, provavelmente o ano em que Raios-X não vão mais causar câncer, mas como ninguém quer esperar, a inglesa Thruvision vem desenvolvendo uma tecnologia parecida pelo menos desde 2011.

Eles usam câmeras térmicas, é um sistema totalmente passivo(ui!) e por isso totalmente seguro, ele mete a variação de energia infravermelha emitida por seu corpo, detectando pontos frios que indicam que há algo mascarando uma parte, obviamente um objeto oculto.

Dada a baixa resolução dos sensores térmicos, culpa do comprimento de onda da frequência utilizada, não é possível detalhar partes do corpo, o que resolve as questões de modéstia.

O equipamento vem sendo usado tem alguns anos em tribunais e outros prédios onde segurança é fundamental, mas agora ele será testado no Metrô de Los Angeles, no melhor estilo Total Recall. Eles podem detectar objetos sob as roupas dos passageiros a até 10 metros de distância, e o sujeito nem precisa parar pra ser "revistado".

Inicialmente o uso da máquina será voluntário, mas quem se recusar não poderá embarcar, o que torna o "voluntário" meio canalha, mas tudo bem. Esperam com isso evitar atentados com artefatos explosivos, como já aconteceram na Europa e em Nova York.

De resto, com essa tecnologia chegando tão cedo, só podemos esperar que em 2084 ela esteja tão avançada quanto os detectores de raios-x do Apertem Os Cintos O Piloto Sumiu 2.  (NSFW, cuidado, não clique.)

Fonte: BBC.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários