Meio Bit » Ciência » HoloLens vai ser usado durante cirurgias em hospital de Liverpool

HoloLens vai ser usado durante cirurgias em hospital de Liverpool

Falta bem pouco para o HoloLens passar a ser usado em cirurgias em um hospital em Liverpool, para aumentar as chances de sucesso das operações.

5 anos e meio atrás

Hospital Pediátrico vai usar HoloLens da Microsoft em salas de cirurgia

O conceito do uso do HoloLens em cirurgias não é novo, mas finalmente está se tornando uma realidade. Cirurgiões vão passar a usar o HoloLens em cirurgias em um hospital pediátrico de Liverpool, Inglaterra, com o objetivo de aumentar as chances de sucesso dos procedimentos. O objetivo é que durante a operação o médico tenha acesso a imagens e informações do paciente em tempo real.

O cirurgião cardiologista Rafael Guerrero do hospital para crianças Alder Hey conta que antes de operar, ele precisa criar uma imagem visual em 3D do coração do paciente na sua mente, e é justamente aí que o HoloLens pode ajudar e muito. Em suas palavras:

“Você pode projetar imagens na sala de operação, mas não é algo fácil de acessar; eu não posso parar no meio da operação para buscar mais informações sobre o meu paciente. O Microsoft HoloLens e a realidade mista vão permitir, no futuro, que eu possa acessar as imagens dos exames de raio-X do paciente enquanto estou operando. Se eu puder usar a tecnologia para obter essa informação, ver essas imagens na minha frente, isso vai me ajudar tremendamente e melhorar as chances do meu paciente.”

Além do HoloLens, os cirurgiões também vão usar o Surface Hub no hospital, mas claro que eles não vão ficar na sala de cirurgia, e sim em salas de reunião. Com sua grande tela, o Surface Hub será ótimo para que os médicos analisem os resultados da operação e possam trabalhar em colaboração com os outros colegas, e também para compartilhar os resultados com a família dos pacientes.

O diretor de inovação clínica da Alder Hey, Iain Hennessey, parece bem empolgado com o projeto: “é incrivelmente importante que nós abracemos a tecnologia e passemos a usá-la com nossos melhores profissionais para fazer coisas extraordinárias. No final das contas, a saúde das crianças é mais importante que qualquer outra coisa.”

Usando o app da Black Marble, que é parceira da Microsoft, vários médicos podem escrever notas no Surface Hub ao mesmo tempo em marcações identificadas por hora e data e também pelo nome do autor, que podem inclusive serem enviadas para o HoloLens para o uso durante uma operação no futuro. O uso efetivo do HoloLens nas mesas de cirurgia agora só depende da finalização do app e da integração que está sendo feita pela Black Marble.

E aí, você gostaria de ser operado por um médico usando um HoloLens? Só não pode dar tela azul, né? 😉

Saiba mais na Microsoft sobre o projeto de usar o HoloLens nas salas de cirurgia do Alder Hey Children's Hospital.

Clique abaixo para ver o vídeo.

relacionados


Comentários