Meio Bit » Games » Chrono Trigger finalmente chegou ao Steam (mas não comemore)

Chrono Trigger finalmente chegou ao Steam (mas não comemore)

Square Enix tenta realizar o sonho dos fãs que queriam comprar o Chrono Trigger através do Steam, mas decepciona quase todos ao oferecer pela loja a mesma versão que apareceu recentemente nos dispositivos mobile.

6 anos atrás

chrono-trigger

As vezes eu tenho uma certa dificuldade em entender o que se passa na cabeça de alguns executivos da Square Enix. Imagine o seguinte: você possui no seu portfólio um dos jogos mais adorados de todos os tempos, um pelo qual as pessoas sempre pedem por continuações ou mesmo relançamentos, sejam eles remasterizações ou simples adaptações. Então você decide atender os pedidos, algo teoricamente bem fácil de fazer, mas… consegue frustrar todo mundo.

O que descrevi acima pode parecer uma tarefa que nem os profissionais mais incompetentes do planeta conseguiram realizar, mas foi justamente o que aconteceu com o Chrono Trigger, que acaba de chegar ao Steam. Depois da editora japonesa lançar na loja da Valve quase todos os capítulos da série Final Fantasy, muitos apostavam que era uma questão de tempo até aquele RPG espetacular dar as caras por lá e quando isso finalmente aconteceu, que decepção!

O problema é que inacreditavelmente alguém dentro da Square Enix teve a brilhante ideia de disponibilizar no Steam a mesma versão do jogo que havia sido lançada há alguns anos para os dispositivos mobile e quando digo a mesma versão, não estou exagerando.

Essa versão definitiva de Chrono Trigger vem com controles atualizados, além de gráficos e sons renovados para deixar a sua aventura ainda mais divertida e gostosa de jogar,” diz a página do game no Steam. “Para completar a sua jornada, o jogo também traz a masmorra misteriosa ‘Dimensional Vortex’ e a esquecida ‘Lost Sanctum’. Enfrente os desafios para revelar segredos muito antigos...

Contudo, o que alguns jogadores descobriram é que os japoneses não tomaram o cuidado nem de refazer a interface do jogo ou trocar as fontes utilizadas, o que tem feito com que o título apresente um visual que tem irritado os fãs. No momento em que escrevia esse texto, apenas 37% das avaliações do jogo eram positivas, algo que em se tratando de um Chrono Trigger, só mesmo o desleixo da editora pode explicar — e acredite, eles ainda estão cobrando R$ 50 por “isso”!

Na minha opinião, seria muito melhor se eles tivessem apenas emulado a versão do Chrono Trigger que apareceu no PlayStation ou no Nintendo DS, mas como a empresa já havia feito um trabalho igualmente porco com o Final Fantasy IV e o Romancing Saga 2 que apareceram no Steam, nem posso dizer que estou surpreso. Pelo menos isso me poupará de comprar novamente um jogo que já tenho para o PlayStation, tanto física quanto digitalmente.


Square Enix NA → CHRONO TRIGGER – Launch Trailer

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários