Meio Bit » Ciência » Cientistas alertam contra mensagens maliciosas de alienígenas

Cientistas alertam contra mensagens maliciosas de alienígenas

Estudo sugere que mensagens alienígenas podem ser algum tipo de Cavalo de Tróia para enfraquecer nossas defesas e destruir nossa civilização.

6 anos atrás

contact-hokaido-wormhole-device1

Em relação a alienígenas, existem duas correntes filosóficas principais. Uma defende que qualquer raça que tenha evoluído a ponto de dominar viagens interestelares, seja através de dobras espaciais, naves multigeração ou micose, como em Star Trek Discovery, é por natureza pacífica. O argumento é que raças belicosas e violentas como a nossa teriam se autodestruído antes. Outra corrente diz que aliens como os de Independence Day podem ser uma realidade, vagando atrás de recursos de outras civilizações.

Agora alguns cientistas publicaram um trabalho onde alertam que mensagens de raças alienígenas podem não ser tão inócuas quanto imaginamos.

hqdefault

A imagem do alienígena que vem à Terra trazendo mensagem de paz, esperança e que resolve todos os nossos problemas é uma mera variação do arquétipo do Messias, por isso é o mais popular, mas visto que nossa experiência com espécies inteligentes se resume a uma, e ainda assim há quem ache esse número otimista, não há como saber.

A hipótese dos dois cientistas é que uma raça alienígena enviando mensagens para o Cosmos pode não ter a melhor das intenções. Isso já foi teorizado na ficção científica. Dizemos que o cosmos é infinito em recursos, mas quando você tem um Império Galáctico pra tomar conta, ele não é tão infinito assim, e talvez civilizações mais antigas trabalhem como jardineiros, evitando que ervas daninhas surjam de tempos em tempos. Em vez de esperar alguns milhões de anos e ter que lidar com uma civilização concorrente, pode ser melhor mandar instruções para um Gerador Perpétuo que na verdade é uma Bomba de Ponto Zero, e pronto, problema resolvido.

No trabalho apresentado, são ventiladas duas hipóteses: mensagens maliciosas podem ser enviadas para provocar caos, como “Humanos! Seu Sol entrará em Nova em 5 anos!” ou então…


JCmiscellany — Star Trek First Contact - Voice of the Borg: "We Are The Borg... Resistance is Futile"

Isso jogaria uma civilização no caos, provocando sua autodestruição, ou atrasando-a milhares de anos, dando mais tempo pro inevitável meteoro que acaba com tudo mundo que não tem um programa espacial.

A hipótese mais sinistra porém é que estejam enviando junto de mensagens legítimas Cavalos de Tróia, programas de inteligência artificial que tomariam controle de nossos computadores, uma espécie de ID4 Reverso. Isso só funcionaria quando a sociedade tivesse desenvolvido um nível razoável de Inteligência Artificial, versátil o bastante para ser corrompida logicamente.

Os autores alertam que mensagens alienígenas devem ser colocadas em quarentena, e mesmo assim talvez não seja possível identificar uma mensagem maligna até ser tarde demais. Devemos realmente nos preocupar com isso? Sinceramente acho que só nas mesas de bar.

O paper, INTERSTELLAR COMMUNICATION. IX. MESSAGE DECONTAMINATION IS IMPOSSIBLE, pode ser lido neste link aqui (cuidado, PDF).

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários