GPUs estão tão caras que montar um PC gamer se tornou inviável. Thanks, criptomoedas

Enquanto muita gente surfa na onda das criptomoedas, uma parcela de consumidores não anda nada contente com o boom do setor e são a Glorious PC Gamer Master Race, bem como profissionais que precisam de PCs minimamente potentes: o preço das GPUs disparou de tal forma que montar um computador por conta própria se tornou uma atividade cara demais, inviável para a maioria dos mortais.

O motivo é simples: todo mundo quer uma fatia do bolo das bitcoins, litecoins, KodakCoins ou coisa que o valha e muita gente está investindo o que tem e o que não tem para montar fazendas de mineração em casa. Há quem forneça o aluguel das unidades (como a Kodak, de novo) mas é muito mais prático construir seu próprio kit, utilizando um sem número de placas de vídeo para fazer os cálculos e começar a gerar as moedinhas.

O problema é que de uns tempos para cá, com o Bitcoin atingindo números estratosféricos a corrida atrás das GPUs aumentou enormemente, muitos lojistas e fabricantes não estão dando conta da demanda e como manda o capitalismo, quando a oferta é menor que a procura os preços invariavelmente escalam, e a coisa saiu totalmente de controle: placas de ponta, como a GTX 1080 da nVidia não são encontradas por menos de US$ 1 mil no exterior, o que é o preço de uma máquina completa até que razoável para quem só quer jogar ou precisa de um conjunto potente para trabalhar com edição de vídeo, renderização 3D e etc.

E não, os preços no Brasil não estão muito diferentes.

Sejam GPUs da nVidia ou AMD, modelos recondicionados ou versões mini, voltadas para desktops compactos, todas tiveram os preços impiedosamente reajustados; como a bolha das criptomoedas não mostra nenhum sinal de enfraquecimento é possível que esse cenário só piore daqui por diante. Isso posto, as GPUs tendem a ficar cada vez mais caras ao ponto que só quem tiver muito dinheiro sobrando terá condições de montar um kit relativamente decente, e os demais terão que se contentar com notebooks gamers, que estão ficando melhores ou montar um desktop com uma GPU mais fraca, o que limitará a performance do PC dependendo da função a ser desempenhada.

O fato é que ao menos por enquanto, montar um computador com uma configuração potente será um ato que poucos abastados terão condições de bancar.

Fonte: ExtremeTech.

Relacionados: , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples