Meio Bit » Hardware » LG apresenta seu primeiro monitor Ultrawide “5K” (só que não), com HDR e Thunderbolt 3

LG apresenta seu primeiro monitor Ultrawide “5K” (só que não), com HDR e Thunderbolt 3

LG revela monitores que serão apresentados na CES 2018, com destaque para o 34WK95U, um Ultrawide com resolução de 2160p; novos produtos contam apenas com conexões USB-C/Thunderbolt 3, tornando-os indicados para a linha Mac da Apple.

6 anos atrás

lg-34wk95u

34WK95U: a LG se refere a esse monitor como um “5K Ultrawide”, mas não é bem assim…

Faz quase um ano que a LG pasou por um vexame com o UltraFine 5K, aquele lindo monitor certificado pela Apple para uso com Macs que dava piripaque na presença de roteadores. De lá para cá a empresa parece ter aprendido a lição, e agora a divisão responsável revela uma prévia do que pretende levar para a CES 2018: dois novos modelos, com resolução de 2160p sendo um deles o primeiro da categoria Ultrawide.

Comecemos pelo mais "básico": o 32UK950, como o nome sugere é um monitor de 32 polegadas com um display IPS similar aos equipados em seus smartphones de ponta, resolução 4K, 98% de fidelidade no espaço de cores P3 e consequentemente HDR, embora a LG não informe quais padrões ele suporta; ela menciona a compatibilidade com “HDR 600”, que pode ser tanto uma referência ao brilho quanto as características necessárias para que o 32UK950 receba a certificação VESA DisplayHDR 600, a mesma concedida recentemente ao CHG90 da Samsung.

Se esse for o caso estamos falando de um monitor que conta com uma qualidade de imagem true 10 bits, preto real, ajuste de contraste em tempo real com regulação local e brilho de 600 nits.

lg-32uk950

32UK950: 4K, HDR600 e 98% de fidelidade de cor

Já o 34WK95U é uma versão estendida do 32UK950, com todas as suas características mas com um display de 34″ ultrawide, de 5120 × 2160 pixels que a LG erroneamente chama de “5K Ultrawide”: para tanto, ele deveria ter 2.880 pixels na vertical, o que não ocorre. O mais correto aqui é ignorar o marketing e entender que se trata de um monitor wide 4K, ainda assim o primeiro de sua categoria a chegar ao mercado e que dará uma boa vantagem à fabricante sul-coreana na categoria.

Vale lembrar que tal qual o finado UltraFine 5K, os novos monitores 4K da LG são voltados para profissionais essencialmente usuários de Macs, já que não conta com nenhuma porta legada além das conexões Thunderbolt 3, através das portas USB-C. Assim, quem quiser fazer uso de um terá obrigatoriamente que ter um Mac Pro, um MacBook ou um laptop/desktop com as devidas portas ou nada feito, a LG inclusive endossa a preferência pela Apple no release, provavelmente para lançá-los novamente como produtos certificados pela maçã.

A LG não revelou preços nem disponibilidade, todas essas informações deverão ser reveladas durante a CES 2018; a fabricante também pretende anunciar na feira o novo monitor gamer 34GK950G, compatível com G-Sync e com taxa de atualização de 144 Hz, tal qual modelos do passado. Vamos aguardar.

Fonte: LG Newsroom.

relacionados


Comentários