Dori Prata 6 anos atrás
Eis que quase 12 anos após o lançamento do Age of Empires III, a Microsoft surpreendeu muita gente ao anunciar que um novo capítulo da popular série está em produção. A notícia torna-se ainda mais impactante ao lembrarmos que a Ensemble Studios — responsável pelos três primeiros títulos — não existe mais, porém, acho que eles não poderiam ter escolhido um substituo melhor.
Isso porque a dura missão de dar continuidade à franquia será da Relic Entertainment, desenvolvedora que marcou seu nome na indústria com as espetaculares séries Homeworld, Warhammer 40,000: Dawn of War e Company of Heroes.
“A Relic Entertainment tem uma grande experiência em criar jogos de estratégia em tempo real de alta qualidade, tornado-a a parceira ideal para desenvolver o Age of Empires IV,” declarou Adam Isgreen, diretor criativo da Microsoft Studios. “Estamos empolgados em trabalhar com eles e não podemos esperar para que os fãs vejam sua contribuição única e empolgante para a franquia Age of Empires.”
Como o Age of Empires IV ainda não tem uma data para chegar ao Windows, a Gigante de Redmond aproveitou o anúncio para dizer quando o Age of Empires: Definitive Edition será lançado: dia 19 de outubro. Funcionando como uma remasterização do primeiro capítulo da franquia, o jogo será capaz de rodar em resolução 4K e contará com diversas melhorias, como uma nova interface, a possibilidade de controlarmos grupos de personagens e um multiplayer mais robusto.
Além disso, a Microsoft também está trabalhando no que ela chama de Edições Definitivas do Age of Empires II e do Age of Empires III. Em relação ao segundo jogo da série, é verdade que ele recebeu uma versão melhorada há alguns anos, mas pelo o que a editora vem dizendo, dessa vez teremos algo mais próximo de um remake e não somente uma remasterização.
A minha curiosidade no momento é se com tantos relançamentos a Microsoft não corre o risco de saturar o mercado de jogos de estratégia e até mesmo canibalizar as próprias vendas. O tempo dirá se a aposta deles foi acertada, mas para quem reclamava de que a empresa não vinha dando atenção para os jogadores de PC, acho que agora não temos o que criticar.
Curiosidade: essa será a segunda vez que a Microsoft trabalhará com um estúdio da SEGA especializado em jogos de estratégia. A outra foi com a Creative Assembly, que ajudou na criação do Halo Wars 2.
Fonte: Xbox Wire.