Meio Bit » Mobile » Google Maps passa a mostrar qual o melhor horário para cair na estrada

Google Maps passa a mostrar qual o melhor horário para cair na estrada

Google Maps ganha um recurso muito útil: agora ele exibe o melhor horário para você sair de casa, informando o trânsito estimado das rotas em determinados horários.

7 anos atrás

Ainda que os sistemas de GPS e apps sejam uma mão na roda na hora de encarar o trânsito, eles não são perfeitos: como se baseiam em informações pontuais os aplicativos retornam a situação do tráfego de momento, você não tem como se prevenir se precisar sair de casa com antecedência e por isso é sempre bom contar com uma margem de erro, para evitar surpresas.

Pensando nisso o Google deu um passo além, introduzindo um novo recurso no Maps que informa o trânsito estimado em determinados horários e com isso, espera fornecer o melhor momento para você sair de casa.

Vários sites perceberam a nova funcionalidade, que já está disponível globalmente (testes aqui comprovaram) e funciona assim: no momento em que você define uma rota para um determinado lugar, o Maps exibe um gráfico em tempo real exibindo a condição do tráfego do momento e a estimativa de outros horários, em espaço de 30 em 30 minutos com base em dados reais. O Google compilou informações e realizou cálculos para estimar a média de trânsito em determinadas rotas em horários específicos, de modo a informar ao motorista a melhor hora de pegar seu carro e encarar a estrada, de preferência com menos veículos no caminho.

Tal recurso é excelente para quem precisa planejar uma saída e precisa chegar pontualmente ao destino, evita surpresas ao permitir que o usuário se planeje melhor ao visualizar os horários de pico no trânsito, preferindo fugir deles e dirigir em um momento mais tranquilo, ou planejar outra rota que mesmo mais longa, poderá economizar vários minutos em um cenário onde ele precisa sair em um horário específico. No fim o Google oferece mais opções para o motorista evitar a fadiga do trânsito.

O novo recurso por enquanto está disponível aparentemente apenas no Android, mas não deve demorar para o Google atualizar a versão iOS do Maps e oferecer a novidade para todos.

Fonte: Android Police.

relacionados


Comentários