Ops… anúncio do Google no Super Bowl ativou milhares de Google Homes

screen_shot_2016-05-18_at_1.19.55_pm.0

O Google Home é o Alexa do Google, é um negócio que parece um turíbalo e funciona como assistente de voz. Está na moda, as pessoas adoram e como o próprio nome diz foi pensado para ser usado em casa, o que evita aquele constrangimento de acessar assistentes de voz em público.

Só há um problema: ele não tem semancol. É o grande e ainda insolúvel limitador de todas as tecnologias de inteligência artificial: assim como os chiliquentos do Twitter, esses assistentes desconhecem o conceito de contexto. É como se o computador da Enterprise apitasse cada vez que alguém falasse “computador”.

Um exemplo muito bom de Computação Contextual é também de Jornada nas Estrelas: as portas automáticas, algo que no Rio existia desde os Anos 80 no Galeão, mas que ainda desconhecem contexto. Elas abrem sempre que você chega perto. Em Jornada nas Estrelas a porta abre se você tem a INTENÇÃO de sair, o que computacionalmente é um trabalho do cão para se identificar.

Essa cena em 30 Rock é um excelente exemplo de como falta de contexto não é uma boa idéia:


usersaturn — 30 Rock – Voice activated TV – Season 5, episode 13

Agora quem descobriu isso da pior forma foi… o Google.

Eles veicularam um comercial durante o Super Bowl 51 onde várias pessoas fazem uso do Google Home. Lembra quando você se enchia de ódio irracional quando algum comercial de televisão ou série usava o toque do iPhone ou o Nokia Tune? Agora imagine a alegria de um monte de gente que se viu no escuro porque na TV alguém falou Ok Google, apague as luzes.

No Twitter o pessoal está relatando os causos, pelo menos estão levando no bom humor.

E sim, aconteceu a mesma coisa mês passado com uma família onde uma garotinha pediu uma casa de bonecas pra Alexa, a assistente da Amazon, que como estava programada para compras automáticas, encomendou a casa de bonecas, devidamente entregue no dia seguinte.

A cereja do bolo foi quando uma estação de TV reportou o caso, o apresentador disse eu adorei essa garotinha dizendo Alexa me encomendou uma casa de bonecas e um monte de espectadores imediatamente ouviram suas Alexas sendo acionadas e encomendando uma casa de bonecas.

Fonte: The Verge.

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples