Dori Prata 6 anos atrás
Apontado por muitos como um dos mais promissores jogos em desenvolvimento para o Xbox One, o Scalebound vinha sendo aguardado por muitas pessoas, mas no início dessa semana chegou a noticia que ninguém gostaria de ouvir: a produção do título da Platinum Games havia sido cancelada.
Segundo relatos, há algum tempo o desenvolvimento do jogo vinha sofrendo, com a equipe falhando em cumprir prazos e até que a pressão se tornasse tão grande que vários profissionais importantes do estúdio tivessem que tirar férias, o que evidentemente só piorou a situação. Além disso, divergências entre a desenvolvedora e a editora surgiam num ritmo muito além do aceitável e o inevitável aconteceu.
Sem dar muito detalhes sobre o assunto, a Microsoft limitou-se a dizer que a decisão não foi tomada facilmente e embora também não tenha explicado o motivo que os levou a cancelar um jogo que deveria ser lançado ainda este ano, o chefe da divisão Xbox fez um comentário interessante pelo Twitter:
“Decisão difícil. Nós acreditamos que o resultado é melhor para os jogadores de Xbox, mesmo sendo decepcionante,” defendeu Phil Spencer, além de afirmar estar confiante na linha de jogos que o consoles receberá em 2017.
No calor do momento é complicado aceitar as palavras do executivo, mas ontem mesmo comentei por aqui sobre como a Bethesda acertou ao decretar o fim da produção do Doom 4. O problema no caso do Scalebound é que não consigo acreditar que o seu fim resultará na criação de outro jogo, pelo menos não através de uma parceria com a Platinum.
Diante de tantas lamentações, o renomado game designer Hideki Kamiya decidiu se pronunciar e além de lamentar o fim do jogo que estava dirigindo, brincou com os rumores de que teria se licenciado do estúdio para se recuperar de uma estafa mental.
Como nada foi dito sobre a possibilidade da Platinum continuar o desenvolvimento do Scalebound sem a ajuda da Microsoft, é de se imaginar que a propriedade intelectual pertença à Gigante de Redmond e por isso resta agora ao estúdio focar na produção de outro título bastante promissor, o Nier: Automata.
PS: depois da divulgação dos rumores de que a produção do Scalebound estava consumindo muitos recursos da Platinum, algumas pessoas começaram a desconfiar que tantos problemas afetaram a criação de outros títulos feitos pelo estúdio no mesmo período, como o The Legend of Korra, Transformers: Devastation, Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutants in Manhattan e Star Fox Zero. Será então que se não fosse pelo Scalebound esses jogos teriam sido bem melhores?
Fonte: Gamespot.