FINALMENTE! Agora você pode fazer backup de seu Android no Google Drive

google-drive-android

Uma das particularidades mais chatas do Android é sua incapacidade de lidar com backups de sistema. Uma vez que você precise fazer um hard reset e não tiver um aplicativo gerenciador de terceiros, ou você salva tudo na unha ou se desprende, segura na mão de Darwin e manda tudo para o limbo.

Já os desenvolvedores Android contam com uma opção nativa, embora fosse um truque meio escondido no Google Drive até para eles: era preciso entrar na interface web e ir em Configurações, Gerenciar Aplicativos. O recurso, introduzido com o Android 6.0 Marshmallow foi considerado útil para devs por sua necessidade de dar wipe constantemente nos aparelhos que testam.

Até então o Google nunca considerou a hipótese de que os usuários finais também poderiam se beneficiar de um backup do sistema na nuvem, até porque a Apple faz isso desde sempre com seus iGadgets: embora dependa do iTunes para isso (que nunca foi lá grande coisa), é muito simples fazer um backup completo de seu iPhone ou iPad, guarda-lo no iCloud e utilizá-lo quando necessário.

google-drive-android-backup

O Google percebeu que não contar com tal funcionalidade no Android não só não era algo inteligente como dava munição à Apple para criticar uma falha relevante no robozinho, e agora resolveu tomar vergonha na cara e consertar o vacilo. A partir de agora o Google Drive passará a realizar backups automáticos de seu sistema e poderá administrá-los facilmente através do próprio dispositivo, com a nova aba Backups.

Ali você poderá verificar, manter ou remover histórico de chamadas, dados de aplicativos e configurações do dispositivos. É possível também verificar quais apps ocupam mais espaço na nuvem e decidir removê-los ou limpar os dados. Com isso, restaurar seu dispositivo após um wipe se tornou muito, mas MUITO mais fácil do que outrora.

Como sempre o Google está liberando a novidade aos poucos, portanto não se desespere: o recurso de backup deve ser liberado para todos os usuários do Android dentro das próximas semanas.

Fonte: Android Police.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples