Dori Prata 6 anos e meio atrás
Se tem algo que a indústria de videogames tem nos ensinado, é que não devemos acreditar muito nas declarações dadas pelos responsáveis pelas empresas. Veja por exemplo o caso da Nintendo. Em março passado surgiu o rumor de que o Wii U teria sua produção encerrada, possibilidade esta que voltou a ser especulada nas últimas semanas e em ambas as situações a fabricante negou as histórias.
Pois bem. Eis que apenas alguns dias após um representante da Nintendo ter tentado tranquilizar os interessados em adquirir o console, a página japonesa do Wii U recebeu uma atualização onde os dois únicos modelos ainda disponíveis passaram a contar com a legenda “produção agendada para encerrar em breve”.
Como essa foi a maneira escolhida pela empresa para anunciar o fim de outros aparelhos, parecia um forte indício de que pelo menos por lá o videogame estava com os dias contados. Então, ao entrar em contato com a divisão norte-americana da BigN, o site Kotaku obteve a seguinte resposta:
“Podemos confirmar que a partir de hoje, todos os Wii U disponíveis para o mercado norte-americano para esse ano fiscal já foram enviados para os nossos parceiros do varejo. Encorajamos qualquer um que queira um Wii U a se comunicar com sua loja preferida para monitorar a disponibilidade.”
Diante desta confirmação e da realização da Black Friday nos próximos dias, a procura pelo console deverá ser muito maior do que poderíamos esperar e por isso acho muito provável que os estoques esvaziem nos Estados Unidos até o fim do ano. Se isso acontecer, quem não conseguiu adquirir um Wii U terá que recorrer a modelos usados.
A declaração por parte da Nintendo também serve para termos uma real noção do péssimo desempenho do seu último lançamento, já que a base instalada leva em consideração as unidades enviadas para as lojas e com isso o número final do Wii U não deverá ser muito diferente do que foi divulgado recentemente. A lista então ficaria assim:
PS: a mensagem divulgada pela Nintendo of America pode significar que eles não produzirão mais consoles nesse ano fiscal, com a situação mudando após março, mas eu não contaria com isso.
Fonte: DigitalSpy.