Meio Bit » Mobile » CyanogenMod chega ao Lumia 520 e 525

CyanogenMod chega ao Lumia 520 e 525

Seu Lumia 520 ficou para trás? Não há problema: comunidade consegue adaptar o CyanogenMod para o Windows Phone campeão de vendas.

8 anos atrás

lumia-520

Lumia 520

O Lumia 520 foi o grande campeão de vendas da plataforma Windows Phone. Ele sozinho elevou os números do market share da Microsoft a um patamar confortável, ainda que comesse poeira em relação ao iOS e Android. Ele por si só viabilizou uma visão de que o WP8 seria excelente em dispositivos de entrada, dada a expertise da Nokia e o software enxuto de Redmond. O resultado foi um aparelho modesto, barato e embora limitado (pelo preço sugerido não dava para exigir muito), incrivelmente competente.

Então, que tal dar uma sobrevida a ele? Sim, mas não graças à Microsoft e sim à comunidade, que adaptou o CyanogenMod 13 para o pequenino gadget.

O grande problema do Windows Phone foi a Microsoft. A empresa meteu os pés pelas mãos, o sistema está perdendo apoio de desenvolvedores e evangelistas rapidamente visto que quase todo mundo que investiu no WP8 foi deixado na mão, de novo. Matar um monstro como o Lumia 920, um excelente smartphone é um pecado e muita gente não gostou da decisão de Redmond novamente bancar o Soup Nazi, dizendo "no upgrade for you!" e mantendo todo mundo no WP8. Quer o Windows 10? Compre um smartphone novo. E a reestruturação anunciada recentemente só piorou as coisas.

Não é muito diferente do que Google e suas parceiras no Android fazem: 18 meses é o período em que Mountain View garante upgrades à linha Nexus e obriga Samsung, LG e cia. limitada a fazerem o mesmo. Passou disso fica a critério dos fabricantes, e é fato que ninguém solta updates para aparelhos novos. Isso é algo que ninguém pode reclamar da Apple: o iPhone 4S e o iPad 2 sobreviveram por inacreditáveis CINCO ANOS, com updates do iOS entregues com pontualidade britânica. Pode até rodar mal, visto que o hardware é antigo mas VAI RODAR; essa é a grande vantagem da otimização de código e hardware dedicado.

lumia-525

Lumia 525

Se os fabricantes dão as costas, a comunidade abraça. A equipe Cyanogen, que até hoje continua dando sobrevida a dispositivos Android abandonados pelo fim do período de updates oficiais mas que ainda são excelentes decidiu que o Lumia 520, dado seu enorme sucesso e seu sucessor direto Lumia 525 (embora não tenha vendido tanto quanto, eles são bem semelhantes) não merecia o fundo da gaveta, e um desenvolvedor independente conseguiu adaptar o CM13 para o bichinho. Claro que com isso ele deixa de ser um Windows Phone, mas passa a rodar o Android 6.0.1 Marshmallow até com certa desenvoltura.

Culpa da Nokia, que fez um excelente trabalho no hardware do 525. Por enquanto apenas ele roda o sistema, mas o desenvolvedor está trabalhando numa versão para o 520 dadas as similaridades entre eles.


Triszka Balázs — Nokia Lumia 525 RUNS ANDROID!

Temos inclusive um benchmark, com números bem interessantes:


Triszka Balázs — Nokia Lumia 525 CM13 Antutu Benchmark

Considerando que a empreitada é mais um caso de puro Espírito Hacker, de ver se conseguia ser feito eu não duvido que dado o bom resultado do 525 (há de se convir que ele possui 1 GB de RAM, contra 512 MB do 520 e isso pode fazer diferença), mais pessoas poderão se unir em um esforço para adaptar o CyanogenMod a mais Lumias abandonados. Um 920 ou um 1020 rodando o Android Marshmallow, tendo acesso a todas as particularidades de ambos os smartphones e sendo atualizados constantemente seria algo muito interessante.

Fonte: XDA Developers.

relacionados


Comentários