Ronaldo Gogoni 10 anos atrás
A Nokia e a Microsoft estão investindo pesado para consolidar o Windows Phone 8 por aqui. O Lumia 520, o smartphone mais barato da família que foi revelado em fevereiro na MWC 2013 acaba de ser lançado aqui, com preço sugerido de R$ 599.
Com tela de 4 polegadas de tecnologia similar ao seu irmão maior Lumia 920 (apesar da resolução inferior de 800 × 480 pixels), processador Snapdragon S4 dual-core de 1 GHz, 512 MB de memória RAM, 8 GB de armazenamento interno (expansível através de cartão micro-SD) e câmera de 5 megapixels que filma em HD, o Lumia 520 não fica muito atrás de alguns Androids mid-high, com a vantagem de ter um preço muito atrativo.
Por enquanto o Lumia 520 não está disponível em lojas de operadoras ou na rede varejista, sendo a princípio vendido apenas nas lojas físicas da Nokia, nas cores branca e preta. As demais cores mais chamativas serão encontradas apenas em capinhas, e serão postas no mercado nas próximas semanas.
É animador ver que a empresa está fazendo de tudo para que o Windows Phone deslanche; apesar de ter quase ido pro fundo do poço (RIM quem?) ela ainda tem gordura para queimar, mas está ciente de que é tudo ou nada. O WP8 precisa abocanhar uma fatia considerável do mercado de smartphones de modo a competir de igual para igual com iOS e Android. E os produtos da Nokia são de uma qualidade ímpar ao ponto de a empresa se tornar sinônimo do sistema, e quase ninguém lembra que a Microsoft possui outros parceiros, como Samsung, Huawei e HTC.